A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Cruz do Sul para 2026 ocorrerá em sessão no dia 18, uma quinta-feira. Foi antecipada da segunda-feira, 22, semana do Natal. Antes de começar o atual mandato, teria ocorrido reunião com acordo para que Nicole Weber Covatti (então no Podemos) fosse a primeira presidente, seguindo com Raul Fritsch (Republicanos). Ainda caberia tempo para o PL e o Novo ou PP. Alguns têm questionado essa informação da reunião, dizendo que não houve acordo. Não é o que diz Fritsch, que tem reforçado a questão do “fio do bigode”, como garantia da palavra. A entrevista de Nicole na Rádio Gazeta, ao dizer que honra a palavra e, assim como recebeu o voto do republicano, votaria nele para a presidência, evidencia que, minimamente, uma conversa deve ter acontecido.
O fato é que tudo se desenha para que o PL, a maior bancada, tenha dois anos no comando do Legislativo. E tudo indica que o próximo será com Serginho Moraes. Isso mantém o caminho aberto para a governabilidade da administração Sérgio Moraes/Alex Knak em 2026. A Câmara não costuma ser empecilho para o bom andamento do Município, mas não enfrentar problemas ideológicos em ano eleitoral é sempre algo positivo na política.
Portas abertas aos vereadores
Um dos compromissos assumidos pelo prefeito Sérgio Moraes (PL), ainda candidato, foi manter as portas do Palacinho abertas para a comunidade e em especial para os vereadores, indiferentemente de serem da base aliada ou de oposição. Tem feito isso. Recebeu, inclusive, elogio do legislador Professor Cleber (União Brasil).
Publicidade
O chefe do Executivo criou um grupo no WhatsApp que inclui todos os vereadores. Nesse espaço encaminha diariamente a agenda oficial, como forma de abertura para quem quiser participar das reuniões sobre os diferentes assuntos que chegam à Prefeitura. A mesma prática tem sido adotada em caso de vetos daqueles projetos com vício de origem, que são aprovados na Câmara. Tem sido detalhado o motivo da contrariedade do Executivo e chamado o autor para estudar uma forma de colocar em prática, aquilo que seja possível – claro.
Unidade do MDB
Algumas candidaturas estão consolidadas em seus partidos para 2026. Um dos exemplos é o nome de Luciano Zucco (PL). Na esquerda há certezas sobre nomes, mas dúvidas sobre possíveis alianças. O PT quer Edegar Pretto, em função do bom desempenho de 2022; o PDT aposta em Juliana Brizola e o momento positivo que demonstra nas pesquisas eleitorais.
No MDB, a obviedade leva ao nome do atual vice-governador, Gabriel Souza. Mas como o partido teve alguns questionamentos em relação à dobradinha Leite/Gabriel na última eleição, gerou dúvida se conseguiria formar unidade para 2026. Conseguiu.
Publicidade
O lançamento da sua pré-candidatura fez ressurgir ícones emedebistas, inclusive colocando-se como possíveis candidatos ao Senado e à Câmara Federal. Gabriel foi além. Conseguiu a participação e abertura de voto de Eduardo Leite (PSD).
O atual governador ainda busca uma disputa para a presidência da República, com mais chance de ir ao Senado, mas desfruta de bom prestígio na sociedade. A aprovação de seu governo aproxima-se de 60%, o que é um grande feito, levando-se em consideração que não está em nenhum dos lados da polarização ideológica que freia o desenvolvimento brasileiro.
Congresso fora da realidade
O deputado federal Heitor Schuch (PSB) reúne anualmente representantes da imprensa da região para trocar ideias e fazer um balanço das atividades. Desta vez, o encontro foi realizado nessa segunda-feira, 1º, em um restaurante no centro de Santa Cruz do Sul. Ao conversar com os colegas, Schuch repetiu algumas vezes que lamentava o desempenho do Congresso neste ano.
Publicidade
Apontou que Brasília preocupou-se mais com assuntos como a PEC da Blindagem, forma de criar mais uma proteção para os congressistas, e a PEC da Anistia, que ainda não tem texto, do que com assuntos como a securitização (que passou na Câmara e emperrou no Senado) e o aumento do limite de faturamento dos MEIs.
LEIA MAIS TEXTOS DE MÁRCIO SOUZA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade