Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: a falta de gasolina que fechou postos e preocupou a indústria na década de 70

Com fornecimento em queda, bombas secavam. Postos fechavam nos fins de semana

No momento em que a gasolina volta a polemizar, vamos lembrar da crise da década de 70. Com a disparada do preço do petróleo, motivada por problemas no Oriente Médio, várias medidas foram sugeridas para tentar superar as dificuldades impostas pela alta da gasolina (58%), do diesel e do gás de cozinha. Vários segmentos em Santa Cruz do Sul fizeram propostas. Quase nada saiu do papel.

O governo municipal anunciou que, pela redução nas cotas de diesel fornecidas pela Petrobras, a Prefeitura teria que reduzir o ritmo das obras. As indústrias santa-cruzenses também sofreram com o problema, os postos de gasolina tiveram que fechar nos finais de semana. Pelo alto preço dos combustíveis, muitos proprietários de carros e caminhões optaram por parar seus veículos.

LEIA TAMBÉM: Memória de 1948: você sabe como funcionava a central de telefones de Santa Cruz?

Publicidade

A primeira sugestão para amenizar a crise na região veio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp): a reativação da navegação nos portos de Rio Pardo e Mariante (aliás, até hoje se fala nisso!). O Sindicato Rural propôs a substituição das bombas a diesel por motores elétricos para bombeamento de água nas lavouras de arroz. Mas não havia redes elétricas disponíveis.

O setor fumageiro solicitou a volta da Maria-Fumaça, o trem que fazia a ligação entre Santa Cruz e Rio Pardo, com conexões com o resto do Brasil. Com a medida, seria possível trazer carvão mineral para as caldeiras das empresas que usavam diesel. A Afubra recomendou aprofundar os estudos para o uso da energia solar na secagem do fumo.

O mecânico Arlindo Iser anunciou que convertia motores a gasolina para álcool. E a empresa A. Caspary S/A revelou que poderia retomar a fabricação de gasogênio, tecnologia que desenvolveu durante a 2ª Guerra Mundial.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: No Carnaval de 1977, presos de Santa Cruz foram transferidos para a nova cadeia

Antiga A.Caspary se propôs a reativar a fabricação dos kits de gasogênio, para dispensar o uso de gasolina

Por outro lado, a crise aumentou a venda de motos e quem desejava investir no veículo precisava entrar em listas de espera. Na virada para a década de 80, o equilíbrio no preços voltou e as ideias mais radicais foram deixadas de lado. Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.