Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: água chega com dez anos de atraso

Hidráulica Municipal, no Parque da Gruta, foi alvo de polêmicas e o projeto saiu do papel com dez anos de atraso. Foto: Arquivo da Gazeta do Sul

Na coluna anterior, recordamos da polêmica que se instalou na Vila de São João de Santa Cruz, entre 1895 e 1897, quando um grupo de moradores decidiu unir-se para a instalação de uma hidráulica de água onde hoje é o Parque da Gruta. Mas parte da população acreditava que os arroios e fontes do local não teriam capacidade de abastecer a comunidade e ainda atender às necessidades da cervejaria de Karl Schütz e  da serraria de Reinhard Kühleis, o que acabou gerando celeuma.

Diante da discórdia, o intendente Galvão Costa voltou a levar o caso ao governo estadual. No início de 1897, chegou à vila um engenheiro para avaliar a vazão e a qualidade da água das fontes e dos riachos que passavam pela área. A conclusão do trabalho técnico foi taxativa: o líquido era de qualidade e suficiente para abastecer a vila, a fábrica de cerveja e a serraria.

LEIA MAIS: Memória: água ou cerveja

Publicidade

Mesmo com o resultado, que colocou abaixo os argumentos contrários, as pessoas que estavam se mobilizando para implantar o complexo não quiseram mais se envolver. Carlos Trein Filho, que liderava uma campanha de busca de recursos na comunidade para construir a Hidráulica Municipal, já havia se afastado no ano anterior e outros seguiram o mesmo caminho. Com isso, os estudos foram arquivados e assim ficaram por vários anos. Quem não tinha poço em casa, continuava sendo abastecido  pela carroça pipa da Intendência.

Em meados de 1906, as reclamações eram tantas que o intendente Galvão Costa “bateu o martelo” e decidiu que a hidráulica seria construída onde hoje fica a Gruta. Ele contratou a empresa R. Ahrons, de Porto Alegre, para realizar os estudos. O engenheiro Pedro Saccarello avaliou e concluiu que a área tinha altura suficiente para mandar a água por gravidade até a cidade (Santa Cruz já não era mais vila!), com vazão de 270 litros por minuto.

Em 25 de fevereiro de 1907, começaram as obras da Hidráulica Municipal. A tarefa não foi simples e o material necessário foi importado da Alemanha, como veremos na próxima semana.

Publicidade

CONTINUA

Galvão Costa decidiu pela Gruta

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.