Na coluna anterior, recordamos da polêmica que se instalou na Vila de São João de Santa Cruz, entre 1895 e 1897, quando um grupo de moradores decidiu unir-se para a instalação de uma hidráulica de água onde hoje é o Parque da Gruta. Mas parte da população acreditava que os arroios e fontes do local não teriam capacidade de abastecer a comunidade e ainda atender às necessidades da cervejaria de Karl Schütz e da serraria de Reinhard Kühleis, o que acabou gerando celeuma.
Diante da discórdia, o intendente Galvão Costa voltou a levar o caso ao governo estadual. No início de 1897, chegou à vila um engenheiro para avaliar a vazão e a qualidade da água das fontes e dos riachos que passavam pela área. A conclusão do trabalho técnico foi taxativa: o líquido era de qualidade e suficiente para abastecer a vila, a fábrica de cerveja e a serraria.
LEIA MAIS: Memória: água ou cerveja
Publicidade
Mesmo com o resultado, que colocou abaixo os argumentos contrários, as pessoas que estavam se mobilizando para implantar o complexo não quiseram mais se envolver. Carlos Trein Filho, que liderava uma campanha de busca de recursos na comunidade para construir a Hidráulica Municipal, já havia se afastado no ano anterior e outros seguiram o mesmo caminho. Com isso, os estudos foram arquivados e assim ficaram por vários anos. Quem não tinha poço em casa, continuava sendo abastecido pela carroça pipa da Intendência.
Em meados de 1906, as reclamações eram tantas que o intendente Galvão Costa “bateu o martelo” e decidiu que a hidráulica seria construída onde hoje fica a Gruta. Ele contratou a empresa R. Ahrons, de Porto Alegre, para realizar os estudos. O engenheiro Pedro Saccarello avaliou e concluiu que a área tinha altura suficiente para mandar a água por gravidade até a cidade (Santa Cruz já não era mais vila!), com vazão de 270 litros por minuto.
Em 25 de fevereiro de 1907, começaram as obras da Hidráulica Municipal. A tarefa não foi simples e o material necessário foi importado da Alemanha, como veremos na próxima semana.
Publicidade
CONTINUA

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade