Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ZÉ BOROWSKY

Memória: chega o calçamento

Calçamento do Centro da cidade foi uma das obras mais comemoradas pela população

Os 144 anos de emancipação de Santa Cruz serão comemorados nesta quarta-feira, 28. Por isso, vamos lembrar de um momento muito aguardado pela população: o calçamento da cidade, iniciado em 25 de outubro de 1943. O serviço foi feito pela empresa de Alexandre Torrano.

Alexandre adquiriu com o pai José a técnica de pavimentação com paralelepípedos. Ele realizou o trabalho em Cachoeira do Sul e Porto Alegre, atuando com os filhos Alexandre e Osvaldo. Em 1943, o carioca Dario Barbosa assumiu a Prefeitura de Santa Cruz como interventor federal. Ele ficou impressionado com o fato de uma cidade progressista não ter ruas calçadas, obrigando as pessoas a conviverem com o pó e o barro.

LEIA TAMBÉM: Memória: alemão gaúcho

Publicidade

Barbosa, então, convidou Alexandre para efetuar o serviço. Ele chegou em 23 de outubro e, dois dias após, sua equipe já estava em ação. O contrato previa a pavimentação de três quadras da Rua Marechal Floriano, uma da Ramiro, uma da Júlio de Castilhos e uma da 28 de Setembro. A Prefeitura buscava as pedras em Capivarita (Rio Pardo) e a empresa executava o assentamento.

Torrano fazia questão de usar granito, por sua beleza e durabilidade milenar. Seu irmão Osvaldo era o fiscal das obras. A primeira quadra beneficiada foi a da Ramiro, na frente da Catedral. A inauguração ocorreu em 23 de dezembro de 1943, sendo a fita cortada pelo general Valentim da Silva, que estava em visita à cidade.

LEIA TAMBÉM: Memória: Santa Cruz comemorou centenário da Independência com três dias de festas

Publicidade

Alexandre Torrano (E) e o irmão Osvaldo comandaram a obra

Em dois anos, Torrano calçou 10,2 mil metros quadrados. Em 1950, a empresa firmou novo contrato, já no governo de Alfredo Kliemann, e pavimentou mais 10,4 mil metros quadrados. A partir daí, ela mesmo buscava as pedras e executava o serviço. Em 1953, no primeiro ano do prefeito Arthur de Jesus Ferreira, houve um recorde de calçamento, com 9,7 mil metros em 12 meses.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.