Na próxima quinta-feira, decorrem 43 anos da inauguração da Rodoviária de Santa Cruz do Sul. O terminal, que na época era o maior do interior do Estado, não escapou de polêmicas.
A antiga estação ficava na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Júlio de Castilhos. A manobra dos coletivos atrapalhava o trânsito e gerava queixas. Depois de muitos debates para a escolha de um novo local, o prefeito Arno Frantz optou pela construção na margem da BR-471, no Bairro Várzea.
LEIA TAMBÉM: Rua Marechal Floriano passou a ser vitrine da cidade na virada do século 20
Publicidade
Naqueles tempos, viajava-se bastante de ônibus e os moradores do Centro reclamaram da distância. Os do interior, que vinham resolver questões na cidade, assim como os comerciantes, também manifestaram insatisfação. Mas quem usava a Brito elogiou a iniciativa. Entre queixas e aplausos, em meados de 1978 começou a preparação do terreno. Por ser alagadiço, foi necessário um investimento pesado em drenagem e aterramento.
A área, que pertencia a vários proprietários, foi desapropriada pela Prefeitura. Alguns quiseram receber em dinheiro, mas outros cederam por permuta, em troca de obras como calçamento, luz, água e terraplenagem. Estes já vislumbravam o crescimento da região e a possibilidade de vender terrenos no entorno do terminal.
A data para inauguração foi marcada para 28 de setembro de 1982, no aniversário do município. Mas o prazo foi postergado e acabou ocorrendo em 6 de novembro, um sábado. Houve festa durante todo o dia e cerca de 5 mil pessoas foram conferir a novidade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rua Marechal Floriano já teve quatro mudanças de nome
A edificação tinha 4,2 mil metros quadrados, englobando a administração, 21 boxes para os ônibus, 14 lojas, restaurante, terminal para os táxis, sanitários e outras instalações. O custo foi de Cr$ 183 milhões (corrigido pelo IGP seriam R$ 16 milhões), dos quais 90% saíram do cofre do Município.
O governo classificou o empreendimento como a “obra do século”. Mas ela não escapou das críticas da oposição. Como a inauguração aconteceu a uma semana das eleições de 1982, muita gente viu a escolha da data como oportunismo eleitoral. Hoje a região está densamente povoada, com lojas, restaurantes, um hotel e prédios residenciais.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWKSY
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade