Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: embaixador alemão foi recebido com alegria em Santa Cruz

Memória: embaixador alemão foi recebido com alegria em Santa Cruz

Visita do embaixador Gebhard Seelos movimentou a cidade e recebeu cobertura total da Gazeta do Sul em 1963

O embaixador da Alemanha no Brasil, Gebhard Seelos, visitou Santa Cruz do Sul dia 21 de março de 1963. A presença foi comemorada por autoridades e empresários e pela população, que saudou a passagem da comitiva pelo Centro.

O diplomata cumpriu roteiro por cidades de colonização alemã. Ele veio em carro oficial cedido pelo governador Ildo Meneguetti. Acompanhado por uma caravana de veículos, percorreu algumas ruas do Centro, recebendo acenos de centenas de estudantes e populares.

LEIA TAMBÉM: Mudança de zona do meretrício do Centro para o Bom Jesus gerou polêmica

Publicidade

Na Prefeitura, foi recebido pelo prefeito Edmundo Hoppe, pelo vereador Harry Werner (presidente da Câmara) e por outras autoridades. Ali, além de discursos, ouviu canções da banda do 8º RI. Logo depois, visitou o bispo dom Alberto Etges, a Catedral, os colégios São Luís e Sagrado Coração de Jesus e a Comunidade Evangélica.

Ao meio-dia, confraternizou com autoridades e empresários no Clube União, quando falou das relações da Alemanha e do Brasil. Após, conheceu o Colégio Mauá e seguiu para Monte Alverne. A vila parou e a população saiu às ruas para saudar o visitante. Os cordões das calçadas e muitas casas foram pintadas para a recepção. Acompanhado do cônsul alemão no Estado, Wolfgang Hucke, e do secretário de Justiça do Rio Grande do Sul, Fernando Gay da Fonseca, Seelos participou de hora cívica e de café colonial na Secma, sendo saudado pelo vereador Arno Frantz.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem foi Dona Carlota, mulher poderosa na região

Publicidade

O diplomata caminhou pela rua principal e conversou em alemão com moradores. Conheceu o Hospital Monte Alverne e presenteou a entidade com um cheque de CR$ 100 mil. Ainda prometeu enviar um aparelho de Raio-X para o estabelecimento.

À noite, o embaixador foi recebido em jantar reservado na sede do Colégio do Mauá, quando foi saudado pelo prof. André Klarmann, que era natural da Alemanha. Seelos pernoitou na casa do empresário Walter Hennig, tendo a comitiva retornado a Porto Alegre na manhã seguinte.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.