Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: propagandas marcantes

Arquivo de Luiz Kuhn

Na coluna desta segunda-feira, 12, vamos lembrar de empresas e de suas publicidades na Gazeta, na década de 40. Um dos serviços mais avançados de Santa Cruz do Sul foi o táxi-aéreo Guarany. Ele era bastante requisitado para viagens rápidas a Porto Alegre. Mas, no verão, “muita gente do dinheiro” o contratava para viagens ao litoral, especialmente Torres, e para as águas termais de Ijuí.

Moradores também lembram do afamado Café Pescador, cuja sede ficava na Rua Ernesto Alves. Ao menos duas ou três vezes por semana, na região no entorno da Viação Férrea, podia-se sentir o perfume do café sendo torrado. Nas páginas da Gazeta, encontramos uma propaganda em língua alemã do produto.

Café Pescador: produto era divulgado em português e em alemão

LEIA MAIS: Memória: água, finalmente!

Publicidade

Na década de 40, com o fim da Segunda Guerra, as empresas santa-cruzenses investiam bastante em propaganda dos aparelhos de rádio. Durante o conflito, dezenas foram aprendidos, especialmente das famílias que gostavam de escutar as emissoras em língua alemã. O rádio tornou-se um sonho de consumo e havia até lista de espera para a compra.

Rádio tornou-se um sonho de consumo

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.