Uma das entidades mais tradicionais da região, o Santa Cruz Country Club (SSCC), completou 66 anos na última quinta-feira, 11. Os arquivos da Gazeta do Sul ajudam a recordar um pouco da sua história.
O surgimento do clube de golfe foi iniciativa de apreciadores dessa modalidade que se mobilizaram para introduzi-la na cidade. Diante da ótima aceitação, uma assembleia foi marcada para 11 de setembro de 1959. A reunião, em uma das salas do Clube União, foi dirigida por Álvaro Correa.
LEIA TAMBÉM: Memória: o dia em que uma mulher foi atacada por um leão de circo em Santa Cruz
Publicidade
Depois das explanações foi eleita a diretoria, presidida por Leo Kraether; vice Ruben Martins; 1º secretário Rolf Menchen; 2º secretário Victor Nagel; 1º tesoureiro Ernesto Niedner e 2º tesoureiro Walter Hennig. Também ficou definido que seriam disponibilizados para venda 150 títulos patrimoniais, dos quais 130 já estavam colocados.
Os senhores Ortti Purper, Alvaro Correa e Leo Kraether foram escolhidos para elaborarem os estatutos. Adalberto Holst, C.B. Osborne e Arlindo Kothe ficaram responsáveis pela escolha do local da futura sede. Eles optaram pela chácara de 43 hectares que pertencia aos herdeiros da família Schweickardt, na localidade então chamada de Altos da Linha Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Memória: Dom Pedro e Santa Cruz
Publicidade
Em 29 de outubro de 1959, foi assinado o documento de compra do local e paga a parcela inicial. A Gazeta do Sul fez a cobertura e ressaltou a beleza da área: “A entrada para as terras do Country fica na estrada geral Santa Cruz-Venâncio Aires, à direita da casa comercial Grasel. A outra entrada é pela estrada da Pedreira Assmann. Além de uma bela cascata, existem matos amenos para um passeio e churrasco, com mesas e bancos já à disposição dos associados. Há um maravilhoso lago artificial de 100 x 50 metros.”
A notícia revelou que o campo de golfe já estava em implantação e que, em março, após a temporada de praias, um professor viria ministrar aulas em Santa Cruz. Hoje a sede situa-se no Bairro Country, uma homenagem ao clube. A Avenida Leo Kraether lembra a figura do seu primeiro presidente.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade