Faltando pouco mais de um mês para o término do prazo de declaração do imposto de renda, ainda tem muita gente que não acertou as contas com o Leão. Segundo informações da Receita Federal, pelo menos 18 milhões de brasileiros ainda não preencheram o documento. O prazo vai até 31 de maio.
Para aqueles que ainda não declararam e pretendem fazer isso sozinhos, o software Meu Imposto de Renda está disponível para download no site da Receita Federal. Assim como em anos anteriores, há diversas versões do programa, seja para utilização em computadores ou dispositivos móveis.
LEIA TAMBÉM: Imposto de renda: vale a pena declarar mesmo sem obrigatoriedade?
Publicidade
Na hora de baixar o aplicativo, é necessário prestar atenção ao sistema operacional que será utilizado – Windows, Linux ou macOS. Uma novidade é que a declaração do imposto de renda também pode ser preenchida de forma on-line, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.
Declarações pré-preenchidas
Neste ano, há mais contribuintes aptos a utilizar a declaração pré-preenchida. Todos que possuem conta no portal Gov.br com autenticação em duas etapas estão habilitados para a modalidade. Antes, era disponibilizado somente para quem tinha certificado digital.
Na declaração pré-prenchida, aparecem informações prestadas à Receita Federal por outros meios, cabendo ao contribuinte somente conferir os dados e alterar, se necessário, além de completar o cadastro.
Publicidade