Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PELO MUNDO

México: a terra dos astecas e de muito mais

As pirâmides astecas são tesouros históricos que representam o passado do lugar e proporcionam mergulho emocionante no tempo | Foto: GB Imagem

Da Redação
GB Edições

O México pode ser um destino inesquecível para passar férias ou especialmente para um mergulho na história. Com certeza, uma viagem internacional que vai ficar gravada em sua memória para sempre! Já houve quem dissesse que o México é muito mais do que Cancún (que, aliás, é apenas uma entre as milhares de atrações desse maravilhoso e alegre país). As opções de passeio vão desde as cordilheiras, que seguem o curso do mar, incríveis selvas e praias tropicais até maravilhosos vulcões nevados.

As pirâmides astecas contrastam com as modernas estruturas da paisagem urbana, e as ruínas maias embelezam o Caribe mexicano. Explorar tesouros arqueológicos, percorrer cidades coloniais ou simplesmente desfrutar das maravilhosas praias mexicanas são apenas algumas das alternativas de lazer.
Mais de três milhões de pessoas de origem maia habitam o México. Sua cultura e suas tradições seguem vivas até hoje. Tudo é muito festivo, com uma média de 6 mil comemorações por ano. São eventos curiosos, geralmente regados a música e danças que mostram a cultura local.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Acapulco: um paraíso mexicano

No México, cada praia tem seu próprio encanto. Afinal, são quase nove mil quilômetros de litoral: água de cor turquesa no Caribe mexicano, ondas ideais para a prática de surfe no Pacífico e uma mistura de deserto e praia na costa do Mar Cortes.

A Costa do Pacífico, rodeada de palmeiras, oferece praias com ares mais selvagens e tranquilos. Huatulco abriga nove baías e fica afastado a poucas horas da capital do Estado de Oaxaca, sendo que as praias têm acesso pelo mar. A mais conhecida é a Baía de San Agustin, com águas tranquilas, próprias para a prática de vela, mas é na beira de Tangloyunda que se concentram os hotéis de luxo. Puerto Escondido, conhecido pela formação de ondas perfeitas, transformou-se em reduto de surfistas do mundo inteiro. A vegetação exuberante conserva um ar selvagem.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Há sete anos na estrada, cicloturista mexicano passa por Santa Cruz

Já Acapulco oferece todos os tipos de atividades características das grandes metrópoles, e é o centro turístico do Pacífico Mexicano. Além das praias, tem bons restaurantes e danceterias. A Praia de Caleta, com seu aquário, é muito popular. Dali saem excursões para a Ilha de Roqueta, onde se encontra o único zoológico do mundo situado numa ilha. Em direção ao norte de Acapulco está Ixtapa, com belas praias e modernos hotéis, e do outro lado da colina está Zihuatanejo, preciosa aldeia de pescadores que irradia a magia do México tradicional. Mais ao norte, Manzanillo é um lugar íntimo, onde se pode curtir as praias e depois disputar uma partida de golfe no Clube “Mantarraya”.

Em Puerto Vallarta, varandas decoradas com flores e ruas de pedras se misturam com os centros de jazz e os hotéis de luxo. Mazatlan, que celebra o Carnaval na primavera, mistura encanto colonial com agitadas danceterias. Ao norte da península encontra-se Loreto, que combina o mar e o deserto. O litoral do México ainda oferece mais. O Caribe mexicano pertence a um universo totalmente diferente, com os hotéis mais luxuosos do mundo. Lá fica a maior ilha do país, Cozumel, perto de Cancun.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: a cidade portuária de Hamburgo

Com o segundo maior recife de coral do mundo, é ideal para a prática de mergulho e também para qualquer outra modalidade de esporte aquático. Nessa ilha também podem ser vistas zonas arqueológicas, um jardim botânico, o Museu de Cozumel e a espetacular Lagoa de Chankana, cujas águas provêm do mar, vindas de túneis submarinos.

A cultura do México é marcante, desde as elevadas regiões centrais até as costas do Pacífico e a Península de Yucatán. A maioria de seus tempos se mantém de pé. No coração do país se encontra a Cidade do México, antiga capital do império asteca, que não pode deixar de ser visitada pelos turistas. Ao sul da cidade, em Xochimilco, continuam cultivando jardins flutuantes, herança daqueles tempos. No centro da cidade, o visitante pode ver os vestígios do “Templo Maior”, mas ao norte está a “Plaza de Las Tres Culturas”, onde se estabeleceu um dos mais importantes mercados astecas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Angola: nossa profunda e eterna ligação com a África

Isso é somente uma pequena parte desse vasto país. Para conhecê-lo, é necessário passaporte com visto de turista. No México há hotéis de todos os tipos, tamanhos e preços. Para quem quer reviver a época mais romântica do país, pode ficar em uma das fazendas ou num dos belos conventos que foram transformados em hotéis. Além das lembranças de tudo o que se viu, ainda é possível trazer belíssimos suvenires e, claro, a memória do que de bom se degustou por lá.

LEIA TAMBÉM: Aidir Parizzi lança ‘Mar incógnito’

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.