Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MORADA DAS LAVANDAS

Ministro das Cidades inaugura novo residencial em Venâncio Aires

Osmar da Silva e Marisa Terezinha dos Santos foram os primeiros a receber as chaves do ministro Jader Filho ontem. Foto: Julian Kober

O número 102 assume um novo significado para Osmar da Silva, de 59 anos, e Marisa Terezinha dos Santos, 64. Moradores de Mariante, distrito de Venâncio Aires, eles viram o imóvel e seus pertences levados pela força das águas durante as enchentes. Sem teto, precisaram recorrer ao aluguel social no bairro São Francisco Xavier.

Agora, o casal recupera a esperança. Nessa quarta-feira, 11, à tarde, eles receberam do ministro das Cidades, Jader Filho, as chaves do novo lar, onde poderão recomeçar. “Vamos viver uma nova etapa aqui, felizes e tranquilos, e agora livres das enchentes”, afirmou Osmar.

LEIA MAIS: Residencial Morada das Lavandas será inaugurado nesta quarta em Venâncio Aires

Publicidade

A família está entre as 448 pessoas que em breve ocuparão o Residencial Morada das Lavandas. Situado na esquina das ruas Conde D’Eu e Cândido de Moura, o complexo conta com 112 unidades – compostas de dois quartos, sala e cozinha integrada, banheiro e varanda – e oferece salão de festas, área de lazer, bicicletário, churrasqueiras, quadra de areia e 75 vagas de estacionamento. Há ainda uma biblioteca comunitária que recebeu doações locais e itens do Ministério da Cultura.

O empreendimento integra o Novo Minha Casa Minha Vida, sendo o primeiro assinado e entregue no País. De acordo com o Ministério das Cidades, o valor total do Morada das Lavandas soma R$ 17,2 milhões, financiados por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

LEIA TAMBÉM: Festival Gastronômico Cultural de Venâncio Aires terá 11 empreendimentos locais

Publicidade

A inauguração ocorreu nessa quarta-feira, 11, à tarde com a presença de Jader Filho, acompanhado do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e do chefe da Casa de Governo no Rio Grande do Sul, Maneco Hassen. O deputado federal Paulo Pimenta e o deputado estadual Airton Artus também acompanharam a solenidade.

O ministro destacou que o ato marca a retomada da política habitacional pelo governo Lula. Enfatizou ainda que, a exemplo do residencial inaugurado, todos os projetos do Minha Casa, Minha Vida contarão com varandas e bibliotecas. “Milhares de outras bibliotecas vão se espalhar. Cada um dos novos conjuntos terá uma para incentivar a leitura.”

LEIA MAIS: Sala do Empreendedor de Venâncio Aires faz alerta sobre cobranças falsas

Publicidade

Jader Filho mencionou que o município estava há dez anos sem novos núcleos habitacionais populares. Segundo ele, mais unidades chegarão à população de Venâncio Aires. “Não irá demorar mais uma década para retornarmos aqui”, garantiu.

Gabriel Souza reforçou em seu discurso a união de forças entre o Estado e a União na reconstrução diante da catástrofe climática que assolou os municípios gaúchos. Com o complexo, os moradores podem se sentir seguros em uma área afastada dos riscos de inundação. “Muitas vezes na política há divergências. É da democracia, mas não pode faltar civilidade e espírito republicano. Não existem três tipos de cidadão; todos precisam receber as soluções do poder público”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: CarnaVaires 2026 terá três dias de folia na Rua Grande; veja a programação

Publicidade

O prefeito Jarbas da Rosa destacou que a retomada do programa em 2023 foi fundamental para o município atender às famílias necessitadas que aguardavam uma moradia definitiva. Além do Morada das Lavandas, Rosa afirmou que há o Altos do Bosque, com mais 144 apartamentos já habilitados. A expectativa é de que as construções comecem ainda neste ano.

Segundo o prefeito, garantir habitação é investir em qualidade de vida. “O programa dá outra perspectiva para as pessoas e toda a comunidade, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Isso tem de ser continuado”, afirmou.

LEIA MAIS: Rio Pardo dá início às obras de novo condomínio popular

Publicidade

“Um sonho realizado”

A dona de casa Lidiane Grasiele Silveira, de 38 anos, subiu ao palco instalado no local para receber a chave da nova residência. Diagnosticada com câncer de mama no ano passado, a beneficiada – mãe de Kailane Gabriela Queiroz, 19 anos, e Kyara Vitória Queiroz, 7 – afirmou que concretizava um sonho bastante aguardado. “É uma nova fase. Vou poder recomeçar”, celebrou. Para ela, é vital que o poder público continue a assegurar que mais cidadãos conquistem um lar definitivo.

Lidiane Silveira celebrou nova fase. Foto: Inor Assmann

Quem também se mudará em breve para o residencial é a safreira Tatiane Alexandra Bandeira, de 32 anos. Moradora do Bairro Coronel Brito, terá um novo espaço para viver com os quatro filhos: as gêmeas Mariah e Isabela, 4 meses, Thaylor, 7, e Eduardo, 9. “Vou poder dar um futuro melhor para eles. Vai ser uma etapa diferente e muito superior para nossa família.” Tatiane reforçou que muitas pessoas enfrentam dificuldades para conseguir um imóvel próprio. Por isso, acredita na continuidade da atuação estatal. “Sem isso, muitos não estariam aqui recebendo sua casa”, afirmou.

Tatiane Bandeira: lar para sua família. Foto: Inor Assmann

LEIA TAMBÉM: Mais de 800 pessoas procuram o agendamento de inscrições para o Loteamento Santa Maria II

Saiba mais

Com 7.523 metros quadrados, o Residencial Morada das Lavandas foi erguido pela empresa venâncio-airense ALM Engenharia desde 2024. Entre os critérios de seleção dos contemplados, priorizaram-se mulheres chefes de família, idosos ou pessoas com deficiência, além de atingidos pelas catástrofes climáticas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.