Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Moradoras do Bairro Várzea relatam como foi sair de casa com água batendo à porta

Moradoras do Bairro Várzea relatam como foi sair de casa com água batendo à porta

Na esquerda, Eva Batista. Na direita, Francine Yoná de Almeida

Nesta quinta-feira, 2, a Gazeta do Sul retornou ao Bairro Várzea para conversar com moradores que tiveram que deixar suas casas no início da semana, quando a chuva provocou enchente no Rio Pardinho.

O primeiro relato foi de Eva Batista, de 61 anos, moradora da área há mais 20 anos. Ela disse que saiu primeiro, quando a água estava batendo à porta. Quando voltou para resgatar sua cachorra, a água batia no joelho.

LEIA MAIS: FOTOS: moradores voltam ao Bairro Várzea em busca de pertences

Publicidade

Agora, ela está na casa do irmão. No entanto, a ansiedade a faz voltar com a esperança de conseguir adentrar na casa e ver como está a situação de seus itens pessoais. Porém, não existem esperanças de recuperação. “Estou sem chão, foi perda total, tudo molhou. Começar do zero. O que tem dentro de casa é só lixo”, desabafou.

Outra moradora que está na mesma situação é Francine Yoná de Almeida, de 26 anos. Essa é a primeira vez que ela vê a água subir tanto. Em 2010, quando morava com os pais, a água subiu até a altura do joelho.

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany se reúne com empresários para pedir apoio em maquinários

Publicidade

Ela comentou que o marido priorizou ajudar todos os que tinham suas casas alagadas na crença de que a água não chegaria na sua residência. “Quando chegamos em casa a água começou a subir. Questão de meia hora, foi o tempo de tirar meus filhos gêmeos de 4 anos. Quando eu saí da última vez a água estava no meu ombro”, disse.

Após ter saído do imóvel, ela conseguiu retornar e salvar a sua geladeira e máquina de secar. O resto foi perdido. O mesmo aconteceu com sua mãe e irmã. Nas redes sociais, pelo @francineyona, ela vê o reflexo da solidariedade de amigos ajudando nas doações. “Tem muita gente ajudando, estou eternamente grata. Mas, a gente segue precisando de material de limpeza e higiene”.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.