Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dona Carlota

Moradores reclamam de mau cheiro de usina de lixo

Há cerca de três semanas, o acúmulo de lixo na Usina de Triagem de Lixo de Santa Cruz do Sul desagrada os moradores das proximidades. Não somente isso, o mau cheiro também incomoda quem reside na Rua Vitor Frederico Baumhardt, no Bairro Dona Carlota, em Santa Cruz do Sul. “Moro aqui há mais de 50 anos. Vivemos esse problema desde que a usina foi instalada no nosso bairro. Mas há mais de dois meses que ele vem aumentando com o lixo acumulado”, disse a moradora Rejane Thomé, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, 1º. De acordo com ela, nos últimos 20 dias os problemas estão ainda mais visíveis.

“A usina está nos causando um grande transtorno, inclusive para a saúde, porque acredito que é um caso de saúde pública e não podemos mais estar convivendo com a usina nesse local. Há duas semanas houve um princípio de incêndio. As pessoas ficaram com a garganta irritada e com falta de ar por conta da fumaça”, contou. Segundo Rejane, a Secretaria do Meio Ambiente já foi procurada pela comunidade local e realizou melhorias, mas o mau cheiro e acúmulo de lixo persistem.

Quem também verificou os problemas foi o vereador Francisco Carlos Smidt (PTB). Na manhã desta desta quarta ele esteve no local e também conversou com a reportagem da Rádio Gazeta. “Fomos procurados por moradores há três semanas para relatar as dificuldades que passavam. Fizemos contato com o secretário que, ainda que de forma rápida, nos colocou algumas justificativas e disse que buscaria a solução. No entanto, nas últimas semanas a quantidade de lixo aumentou. Esse é um problema sério de saúde pública e ambiental”, afirmou. Conforme o vereador, o lixo estaria jogado fora dos galpões, exposto às condições climáticas. 

Publicidade

Carlão informou que a Câmara de Vereadores recebeu o requerimento para cobrar a solução da Prefeitura na segunda-feira. Entretanto, como a sessão teria sido mais curta, não houve tempo para discutir o assunto. “Mas já encaminhamos a matéria ao Executivo e estamos buscando a solução, que sabemos que não é tão simples assim”.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.