As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul realizaram na manhã de sábado, 25, a 1ª Mostra de Iniciação Científica. Idealizado com o objetivo de promover o compartilhamento de práticas e saberes, a atividade também se propôs a instigar a curiosidade e o pensamento científico nos estudantes, visando potencializar a aprendizagem. Os projetos foram desenvolvidos em sala de aula e apresentados nas dependências do educandário.
“Esses trabalhos são fundamentais para a formação integral dos alunos, não só enquanto estudantes, mas enquanto cidadãos. Os temas desenvolvem o pensamento crítico e permitem que crianças, adolescentes, jovens e adultos vivenciem na prática aquilo que aprendem na teoria”, destacou a coordenadora pedagógica Eliana Florisbal.
LEIA TAMBÉM: “Acredito que evoluímos, sempre com a confiança de todos”, destaca Mathias Bertram
Publicidade
Ao todo, 13 projetos foram apresentados. “Eles envolvem todas as disciplinas. Por exemplo, o quarto ano trabalhou com o tema dos vírus, explorando o mundo invisível dos micro-organismos. É algo abstrato que se torna concreto quando o aluno pode experimentar, construir e apresentar”, acrescentou.

Para os alunos, o evento é também um espaço de expressão e protagonismo. “Eles se sentem valorizados ao expor suas ideias, compartilhar descobertas e apresentar seus pensamentos. Isso faz parte da nossa proposta pedagógica”, completou a supervisora Daisy Araújo, responsável pela Educação Infantil.
LEIA TAMBÉM: Alunos de Boa Vista realizam show de talentos e mostram criatividade às famílias
Publicidade
Já o gerente do Sesc Santa Cruz, Fabrício Gianezini, ressaltou a importância da mostra como espaço de integração entre as diferentes etapas da educação oferecidas pela instituição. “Essa atividade tem um caráter muito importante de unificação e socialização entre a educação infantil, o ensino fundamental e a EJA. Trabalhamos a curiosidade e o conhecimento dentro de temáticas desenvolvidas pelos professores de cada turma”, afirmou.
Além do sucesso interno, a escola também celebra o reconhecimento externo. Um dos trabalhos apresentados foi selecionado entre mais de 250 projetos para participar do 1º Congresso Estadual de Educação, que vai acontecer em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de novembro.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!