Que tal poder receber dicas de xadrez de quem já é campeão no assunto? Essa foi a oportunidade que uma das escolas participantes da 2ª Mostra de Trabalhos Escolares de Vera Cruz proporcionou ao público nessa quinta-feira, 17. Entre trabalhos de todos os tipos, de diversas áreas e linhas de pensamento, o da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Carlos Rech atraía olhares.
Martina Dorneles da Silva, 7, do 2º ano, Teodoro Rech Oliveira, 9, do 3º ano, e Eduardo Miguel Drachler, 9, do 4° ano, eram os responsáveis por orientar os visitantes no estande, organizado no ginásio do Clube Cultural e Esportivo Vera Cruz. Eles, que já alcançaram o primeiro lugar em diversas competições, também aproveitavam para dar uma aula de vida.
LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá conquista uma das maiores pontuações do Enem no País
Publicidade
“Acho bem legal o xadrez. É bom para o raciocínio lógico. Jogo com a minha mãe todos os dias, gosto de treinar”, disse Teodoro, que aprendeu a prática com o professor de Educação Física, Everton Vargas Pereira. Já Eduardo é categórico. “É um jogo muito bom, ótimo para treinar o cérebro. Só não pode esquecer de focar nos estudos primeiro.”
Tanta dedicação é fruto do trabalho desenvolvido na escola. Desde 2021 a instituição retomou os grupos de xadrez, ampliando os horizontes dos estudantes. “Convidamos, incentivamos, mas deixamos livre para que eles possam optar. É uma prática que melhora a concentração, permite a montagem de estratégias, a resolução de problemas, promove a socialização e o desenvolvimento do raciocínio lógico”, afirmou Everton.

LEIA TAMBÉM: Expointer 2025 é lançada com foco no legado dos gaúchos; veja detalhes
Publicidade
“Superou nossas expectativas”
Já na montagem e na organização dos espaços, na quarta-feira, a secretária municipal de Educação, Micheli Rech, percebeu o grande envolvimento e animação dos participantes da 2ª Mostra de Trabalhos Escolares. “No ano passado percebemos que as escolas vieram tímidas, mas neste ano o evento foi muito maior. Todas se dedicaram muito”.
Segundo ela, os trabalhos expostos representam apenas um recorte de tudo aquilo que foi feito nas instituições ao longo do primeiro semestre. “Nós sempre víamos uma riqueza de atividades pedagógicas, durante as visitas, e comentávamos que tudo isso não poderia ficar somente na sala de aula. A comunidade, muitas vezes, não tem ideia de tudo que acontece nas escolas.”
A organização, a cargo da Secretaria Municipal de Educação, acredita que cerca de 3 mil pessoas estiveram no Clube Vera Cruz ao longo da quinta-feira para apreciar as apresentações das 24 instituições participantes, entre as redes municipal, estadual e privada.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Chaves e Chapolin chegam à Globoplay, Multishow e Prime Video
“Esse também é um momento para inspirar e compartilhar práticas. Para o ano que vem, vamos avaliar todos os aspectos e trazer melhorias. Já contamos com algumas ideias, mas a dinâmica de poder circular entre os ambientes deve permanecer”, afirma Micheli.
Novos autores
Em outro espaço, a turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco também apresentava, entre tantos projetos, o trabalho desenvolvido pelas turmas da pré-escola, do 10 ano e do Turno Integral. Inspirados na leitura do livro O sanduíche da Maricota, eles desenvolveram a própria obra, intitulada Sanduíche da Dona Francisca.
Publicidade
O lançamento, por sinal, deve ocorrer nos próximos meses, durante a Feira do Livro do município, com direito a encenação teatral. “Quando eles entraram aqui hoje [quinta-feira, 17], foi uma alegria. Se encantaram ao ver o trabalho deles exposto”, conta a diretora Clari Mattes. Na instituição, essa atividade foi desenvolvida por todos os professores envolvidos com as respectivas turmas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade