Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

pinturas

Mostra reúne obras de crianças e adolescentes do SCFV Alegria e Esperança

Trabalhos foram elaborados durante as oficinas e evidenciam o talento e criatividade

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Alegria e Esperança terão suas obras exibidas na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A exposição Entre Olhares será lançada nesta terça-feira, 7, às 14h30, na Galeria Riesch. A mostra reúne 40 autorretratos produzidos a partir de oficinas de artes, nas quais os usuários trabalharam seu processo criativo. 

Os artistas, com idade entre 6 e 15 anos, vivem em situação de desigualdade social e foram encaminhados pelo Cras Integrar para participar, no contraturno escolar, de quatro oficinas: artes, música e instrumental, música e canto e aprendizagens. Conforme a professora de Artes Lisiane Benedetti Syperreck, os estudos começaram no início deste ano. 

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo 216 anos: legado histórico e riqueza cultural

Publicidade

O processo criativo dos participantes envolveu exercícios de desenho de observação, uso da luz e sombra, criação do volume na superfície bidimensional e estudo das cores com círculo cromático e criações com suas harmonias. A proposta, segundo Lisiane, era incentivar os alunos a aplicarem esses conceitos de cores em suas produções artísticas.

As turmas também foram apresentadas a diferentes referências de autorretratos e representações da figura humana da história da arte, com intuito de ampliar o repertório e a imaginação dos artistas, segundo Lisiane. A partir daí, iniciou-se a observação da própria imagem no espelho (para as faixas etárias menores) e criação do desenho no papel, para a marcação na tela. “As conexões das experiências da Oficina de Artes, com vivências individuais, resultaram no Entre Olhares.

LEIA TAMBÉM: Aesca de Santa Cruz é finalista do Prêmio Educação RS 2025

Publicidade

A professora destaca que a proposta de pintar autorretratos busca oferecer aos participantes um espaço de valorização da identidade, da expressão artística e protagonismo juvenil. Além do valor estético, Lisiane destaca o caráter pedagógico e cultural da prática que estimula a reflexão sobre si mesmo, com vivências e perspectivas. “Permite que cada participante se reconheça como sujeito ativo de sua própria história.” A exposição fica no local até o dia 25 deste mês.

Saiba mais

O SCFV Alegria e Esperança é mantido pela Oase Centro há 33 anos e atende crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade social encaminhados pelo Cras Integrar. A coordenação geral é da fundadora Marlene Fuerstenau junto de outras integrantes. Atende às segundas, terças e sextas-feiras, nas dependências da Comunidade Evangélica Centro, e conta com diversas parcerias.

Serviço

  • O quê: Exposição Entre Olhares
  • Abertura: terça-feira, 7, às 14h30, na Galeria Riesch
  • Onde: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, no Centro de Santa Cruz do Sul)
  • Visitação: até o dia 25 de outubro

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.