O 9º Encontro de Mulheres ocorreu no dia 28 de outubro, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a realização do Movimento de Mulheres Negras de Santa Cruz (Movine) e apoio da Unisc e do Movimento Afro Progressista. O evento contou com a participação da presidente estadual do Movimento Afro Progressista do RS, Elisete Moretto, que é assistente social e especialista em Gestão de Políticas e Serviço Social.
LEIA TAMBÉM: Mamografia e autoexame são fundamentais para prevenção do câncer de mama
A coordenadora do Movine, Claudinha Silva, explica que o evento foi alusivo ao Outubro Rosa e teve como umas das pautas principais a temática da “Mulher nos espaços de poder, políticas públicas, saúde mental e autoestima”. Em seguida, a terapeuta Maria Conceição Barcelete também participou da programação e falou da importância da busca do autoconhecimento. Ela alinhou a formação para que as mulheres alcancem objetivos e realização pessoal. Maria Conceição, além de terapeuta, tem formação em Letras.
Publicidade
O evento contou com a presença de lideranças locais e representantes da Comunidade Quilombola de Rio Pardo. “Precisamos dar vez e voz às mulheres na direção da realização dos seus direitos, de acolher e fortalecê-las, para ajudar a lidar com as opressões na vida e empoderá-las emocionalmente também. Isso é o que as ações do Movine têm buscado atender nos encontros que temos realizado nas comunidades”, salienta Claudinha.
LEIA TAMBÉM: Descubra mitos e verdades sobre o câncer de mama
Publicidade