O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS) denunciou 27 pessoas ligadas a uma facção criminosa responsável por movimentar mais de R$ 107 milhões em atividades ilícitas. A denúncia faz parte da Operação El Patron, que investiga sofisticado esquema de lavagem de dinheiro e gestão financeira do crime.
De acordo com a denúncia, apresentada na quarta-feira, 19 de novembro, mesma data em que foi deflagrada a operação, os denunciados integravam uma estrutura organizada que atuava tanto fora quanto dentro do sistema prisional, utilizando aplicativos e contas de terceiros para ocultar a origem ilícita dos valores. As investigações apontaram que os recursos provinham principalmente do tráfico de drogas e da agiotagem, sendo diluídos em diversas operações financeiras para dificultar o rastreamento.
Todos os 27 denunciados são investigados na El Patron III, deflagrada quarta-feira, quando foram cumpridos 22 mandados de prisão. A primeira fase da operação, realizada em 2023, desarticulou o núcleo de liderança da facção, enquanto a segunda, em 2024, mirou operadores financeiros e apreendeu bens de alto valor.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade