Em outubro do ano passado, a funcionária pública Eliane da Silva descobriu um nódulo no seio enquanto tomava banho. Rapidamente, realizou todos os testes necessários até a biópsia revelar o diagnóstico do câncer de mama.
Eliane ficou inquieta, apreensiva e preocupada com o que estava vivenciando. “Como muitos, eu achava que isso só acontece com os outros. Tu nunca esperas que seja contigo, pensamos que estamos imunes. Mas não”, admitiu.
Durante o processo, ela descobriu que o tumor maligno havia se espalhado para a axila e o pescoço. Guardou uma noite para chorar, afastar toda a angústia e reunir forças para encarar o tratamento, que iniciou em novembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Exposição fotográfica traz inspiração no Outubro Rosa em Santa Cruz
Lidou com a perda do cabelo e os efeitos da quimioterapia. E com o apoio da família, lutou para manter a rotina e não parar de trabalhar. Ficou internada durante uma semana para tratar uma infecção, devido à baixa imunidade, resultado das medicações.
Um ano depois, a guerreira encerrou o tratamento. “Por hoje, acabou”, disse, aliviada.
Publicidade
A história de Eliane, Flávia Bolson, Nelci Maria Wlach e Marilene Dias, que passaram por situação semelhante, foi eternizada na exposição fotográfica Decididas 2025. Elaborada pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), a mostra – apresentada nessa quarta-feira, 1º, à tarde, na sede da entidade – busca inspirar pacientes com câncer de mama a ressignificar o diagnóstico e superar os desafios impostos pela doença, além de elevar a autoestima.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Liga Feminina vai zerar fila de espera por mamografias
“Somos todas vencedoras”, disse Eliane para a plateia que acompanhou a apresentação das imagens. Para a servidora pública, as fotografias revelam que sempre é possível recomeçar, independentemente de qualquer obstáculo. E sempre encarando o que vier com um sorriso e alegria.
Publicidade
“Resolvi encarar tudo sorrindo e tornei tudo mais leve. É difícil? Claro que sim. Mas precisamos seguir em frente”, destacou.
As fotografias foram realizadas por Luisa Elena Pretzel, no Estúdio de Foto Pretzel. Antes de revelar as imagens, manifestou sua apreciação pelas quatro modelos, que demonstraram nas imagens a coragem, força, amor e esperança. “Vocês são inspiração”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa e saúde mental: entenda a relação do autocuidado na luta contra o câncer de mama
Publicidade
Acolhimento
Claudia Lunardi, assistente social da Aapecan, salienta que a exposição ocorre anualmente com usuárias cadastradas na entidade. A proposta é evidenciar, nas imagens, um momento de redescoberta e demonstrar que é possível, mesmo após um diagnóstico, ter uma vida de qualidade. Ela será itinerante para que a comunidade possa olhar e se inspirar nas mulheres.
Essa é uma das ações planejadas pela Aapecan para o Outubro Rosa, marcada pela abertura da exposição e a palestra com a terapeuta holística Daniela Schneider. Durante o mês, serão realizadas atividades destacando a prevenção para salvar vidas.
Buscam ainda evidenciar a importância do acolhimento e o tratamento humanizado àquelas que enfrentam o câncer de mama, além de demonstrar o trabalho da associação para a comunidade.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!