Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HABITAÇÃO

Município de Sobradinho dá início à construção de casas populares

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

As obras de construção de 30 casas populares em Sobradinho, na região Centro Serra, tiveram início nesta semana em terreno no Bairro Vera Cruz, ao lado do Polo Regional de Ensino a Distância. Em ato na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, com a presença do prefeito Armando Mayerhofer, do vice-prefeito Ivan Trevisan, secretários municipais, engenheiros e servidores da Prefeitura Municipal, vereadores e imprensa, foi destacado a importância desta obra de habitação.

Segundo o prefeito, habitação popular é, para a Administração, uma das principais formas de proporcionar bem-estar e condições da população morar com dignidade. “Para nós é um momento especial, único, neste dia em que damos inícioà construção dessas 30 casas populares, realizando o sonho de tantas famílias que precisam de um local para abrigar os seus filhos. O que a gente precisa como gestão pública é exatamente olhar as necessidades da população, e víamos que a habitação popular é uma grande necessidade de Sobradinho hoje, porque durante muitos anos não conseguimos obter recurso para a construção de casas populares e, devido a essa situação, acabamos optando em colocar recursos próprios do Município”, frisou o prefeito.

Segundo Mayerhofer, o valor para a construção das 30 casas totaliza um investimento de R$ 1.885.289,70. As residências terão cerca de 40 metros quadrados, contando com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, além de uma área na frente. “São casas padrões, todas do mesmo tamanho e estilo. Teremos um loteamento habitacional muito bonito depois de prontas”, acrescentou.

Publicidade

A licitação para contratação de empresa de construção civil com mão de obra para executar a construção, teve como empresa vencedora a Augusto Gomes. Já os materiais utilizados na obra foram adquiridos de várias empresas de Sobradinho, sendo que cada uma irá fornecer alguns itens necessários para a construção.

Terreno está localizado no Bairro Vera Cruz, ao lado do Polo Regional de Ensino

A previsão de conclusão das obras é de seis meses. Os critérios para definição das famílias que residirão no espaço serão definidos entre outubro e novembro. “São 30 famílias, que podemos dizer, construirão um sonho, uma casa. É um momento único. Estamos muito felizes. As inscrições provavelmente vão abrir no mês de outubro, onde a equipe da Secretaria de Assistência Social, juntamente com os técnicos, irão elaborar os critérios. Diariamente convivemos com a população, fazendo o acompanhamento das famílias, conhecemos suas realidades”, salientou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Kegler.

Conforme o prefeito, será proporcionada uma forma diferente para pagamento das casas. “Em outros projetos que foram executados, as famílias recebiam as casas, assinavam um contrato com o Município de 240 meses, só que muitas não pagaram ou venderam os imóveis, então temos que evitar isso. Se estamos preocupados com o bem-estar das famílias, precisa-se também ter a contrapartida da família, que não vá transformar essa casa em um negócio. Então vamos criar uma modalidade diferente. Ao invés de pagar uma prestação, ela irá pagar um aluguel e, depois de um determinado número de meses, passará a ser dona do imóvel. Com isso vamos evitar que essas casas novamente sejam vendidas ou se tornem moeda de troca, de negociação, não tendo a finalidade que queremos”, explicou Mayerhofer.

Publicidade

O chefe do Executivo Municipal anunciou ainda que o objetivo é construir mais 25 casas populares em 2023, prevendo recursos já na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano. “Além disso, estivemos há poucos dias na Caixa Econômica Federal tratando de uma outra forma de habitação popular, a qual vamos começar a trabalhar em cima disso também. Esta se trata de um projeto parceria entre Município, Caixa e Governo Federal, para que o Município possa auxiliar com terreno e as famílias possam buscar o financiamento. Já é para uma faixa de famílias que tenham poder aquisitivo um pouco melhor e possam buscar o financiamento e também ser contempladas”, acrescentou.

Fotos: Gazeta da Serra/Nathana Redin e Victor Paranhos

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO-SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.