Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA SALVAR VIDAS

Municípios da região recebem barcos de resgate e apoio às defesas civis

Ato de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira, na JTI | Foto: Bruno Pedry/Nascimento Marketing

Um gesto de solidariedade e visão de futuro marcou a entrega de cinco barcos de resgate e apoio às defesas civis de Candelária, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Vera Cruz. A ação, realizada no complexo industrial da JTI Brasil nesta sexta-feira, 3, é resultado da parceria entre a empresa, o programa Voluntários do Bem e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), e consolida uma rede regional de enfrentamento às emergências climáticas. Adquiridos com recursos de voluntários, a aquisição completa a doação de sete barcos por meio da empresa.

O líder da fábrica de cigarros da JTI, Juliano Zuege, ressaltou a atuação de mais de 500 colaboradores da empresa no socorro prestado durante os episódios de 2024, em um cenário descrito como “de guerra”. Ele destacou ainda o reconhecimento ao consórcio regional. “O Cisvale completa 20 anos com credibilidade e uma atuação que perpassa toda a comunidade, mostrando ser o parceiro certo para iniciativas desta dimensão.”

LEIA TAMBÉM: IPTU 2026: Prefeitura define prazos e descontos para o imposto em Santa Cruz

Publicidade

O coordenador do programa Voluntários do Bem, Felipe Back, lembrou que a mobilização da empresa encontra no consórcio público a base para chegar até a comunidade. “O Cisvale é o elo adequado para transformar esta doação em benefício direto às pessoas, garantindo eficiência e alcance social.” A arrecadação dos R$ 648 mil, utilizados para a aquisição dos sete barcos e materiais para as defesas civis, foi reunido por meio da ação do programa, com doações de colaboradores da empresa no mundo todo.

Na avaliação do presidente do Cisvale, Gilson Becker, a iniciativa tem raízes no aprendizado das crises vividas em 2024. “Enfrentamos um evento climático sem precedentes em nossa região, e ficou evidente a importância do voluntariado e da participação comunitária. A JTI demonstrou, mais uma vez, envolvimento exemplar. O valor de R$ 648 mil é simbólico diante de tudo o que a empresa já realizou e continua a realizar em favor da coletividade.”

LEIA TAMBÉM: Obra do Calçadão entra na reta final e deve ser concluída na próxima semana

Publicidade

Curso com a Marinha

Durante a solenidade de entrega dos barcos, o comando regional do Corpo de Bombeiros, disponibilizou dez vagas de formação específicas para servidores indicados pelos municípios contemplados, confirmou a realização do curso, com apoio da Marinha do Brasil. As vagas foram disponibilizadas ao Cisvale, que a partir da próxima semana irá organizar a turma com servidores dos municípios.

O tenente-coronel Daniel Dalmaso Coelho salientou que as guarnições, em situações de emergência, muitas vezes não conseguem se formar em tempo hábil. “Por isso, a habilitação de equipes municipais em curso próprio é fundamental. A parceria com o Cisvale reforça a segurança das comunidades em momentos críticos.” O curso ocorrerá de 20 a 24 de outubro, na sede do 6º batalhão, em Santa Cruz do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.