Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Mutirão da Prefeitura cadastra cerca de 250 residências para o recebimento de telhas

Foto: Guilherme Neuhaus

A tarde deste domingo, 28, foi de intensa movimentação nas Emef Dona Leopoldina e Frederico Assmann. Em ambos os locais, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul organizou o cadastramento das pessoas atingidas pelo temporal da tarde do dia anterior para a distribuição de telhas e a entrega de lonas para aqueles que sofreram danos em seus imóveis. A sede da Defesa Civil, no Parque da Oktoberfest, também recebeu solicitações da comunidade.

Apesar do semblante cansado, Laudete de Fátima Dias procurou manter a positividade na tarde, enquanto se registrava na Emef Dona Leopoldina para obter telhas para consertar sua casa, em Linha João Alves. “Que as pessoas mantenham a esperança e força. Os bens materiais a gente recupera”, afirmou.

LEIA MAIS: Microexplosão atmosférica foi o que causou temporal em Santa Cruz, afirma instituto de meteorologia

Publicidade

Ela estava almoçando com familiares quando a tempestade começou. Assustados, todos se refugiaram no banheiro do imóvel, local que consideraram o mais seguro. Cessada a intempérie, restaram os prejuízos: mais de 40 telhas e vidros das janelas quebrados pelo granizo. “Parecia um filme de terror. Ainda estou tirando água de dentro de casa, o que tínhamos de móveis está molhado”.

No mesmo local, a desempregada Lucimara Tavares também se inscreveu para receber quatro folhas de telhas. Parte do telhado de sua garagem foi destruído. Ela ainda está impressionada com o que presenciou. “Eu estava em casa na hora em que tudo aconteceu. Foi um vento muito forte. Moro há seis anos em Linha João Alves e nunca tinha visto algo assim”.

Há seis anos residindo em Linha João Alves, Lucimara Tavares nunca havia visto uma tempestade como a de sábado
Há seis anos residindo em Linha João Alves, Lucimara Tavares nunca havia visto uma tempestade como a de sábado | Foto: Daniel Silveira

Moradora do Bairro Margarida, a auxiliar de limpeza Elisiane Paz estava trabalhando no momento em que o temporal ocorreu. Ela buscou por auxílio na escola Frederico Assmann. “Fiquei apavorada com a notícia, a gente nunca espera que algo assim aconteça”. A força do vento derrubou uma árvore sobre a casa dela, o que ocasionou danos a diversas telhas. “Ficou só o forro e, com a chuva, estragou vários móveis”.

Publicidade

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai decretar situação de emergência devido a temporal

A partir do cadastramento das famílias afetadas que pleitearam telhas, a Prefeitura iniciou a vistoria dos imóveis para a entrega da quantidade adequada ainda durante a tarde deste domingo. A distribuição começou pelo Bairro Belvedere. Dos 110 registros feitos na Emef Frederico Assmann, em torno de 58 foram vistoriados durante a tarde, ocorrendo a entrega de telhas de fibrocimento – um total de 870 unidades, aproximadamente – em quase 100% deles.

Em Linha João Alves, ocorreram 116 cadastramentos, dos quais 16 já passaram por vistoria, mas ainda não houve a entrega de telhas. Na Defesa Civil foram registradas 21 solicitações, mas ainda não houve a vistoria de nenhum imóvel.

Publicidade

VEJA MAIS: VÍDEO: imagens mostram a força do temporal e os estragos na região

A prefeita Helena Hermany destacou que a Administração Municipal está mobilizada para atender a todos aqueles que necessitarem de ajuda. “Não vamos medir esforços para que os atingidos recebam as telhas para arrumarem suas casas e retornarem à vida normal. Quero agradecer também aos servidores que estão desde ontem trabalhando para auxiliar as pessoas que sofreram essa tragédia”.

A prefeita também destacou que a Administração iniciará, nesta segunda-feira, 29, a preparação da documentação para a elaboração do decreto de situação de emergência em virtude da intempérie.

Publicidade

A mobilização da Prefeitura contou com a participação de 51 servidores de quatro secretarias municipais: de Segurança e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, de Habitação e Regularização Fundiária e de Obras e Infraestrutura. A operação incluiu o uso de três caminhões, 15 automóveis e duas máquinas empilhadeiras.

Conforme o titular da Sesmob, secretário José Joaquim Dias Barbosa, o atendimento aos atingidos continuará, a partir desta segunda-feira, na sede da secretaria, junto à Defesa Civil (Centro de Eventos Armando Wink, Parque da Oktoberfest – entrada pela Avenida Independência, portão 7) e na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (rua Coronel Oscar Jost, 1551, andar térreo).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.