Um mutirão de limpeza na Rua Edgar Filter, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, retirou cerca de 495 quilos de lixo descartados irregularmente na região próxima do Arroio Preto. A ação, no sábado, 18, foi organizada pelo Instituto Binemac e contou com a participação de 11 voluntários.
Segundo o diretor do Instituto Binemac, Vinícius Machado, com o resultado, a organização alcança a marca de mais de 7,5 toneladas de resíduos removidos da natureza desde o início das ações. Entre os materiais recolhidos estavam colchões, sofá, roupas e grande volume de plástico.
LEIA TAMBÉM: Instituto instala jardim filtrante para melhorar qualidade da água em arroio de Santa Cruz
Publicidade
A atividade durou cerca de duas horas e, durante o trabalho, os voluntários acionaram a Brigada Militar para registrar um boletim de ocorrência no local, já que o ponto é usado para descarte irregular de lixo, prática que configura crime ambiental. “Além de prejudicar o meio ambiente, o descarte irregular de lixo é crime e pode resultar em multa ou prisão. Queremos conscientizar e mostrar que o Instituto também fará fiscalização”, afirmou Machado.
O diretor do Binemac destaca que a ação também teve caráter educativo e de reforço da responsabilidade ambiental, já que o material recolhido teria grande chance de chegar ao Arroio Preto, impactando na qualidade da água, a fauna e o equilíbrio ambiental.



LEIA TAMBÉM: Instituto instala ecobarreira para conter lixo flutuante em Santa Cruz
Publicidade
Saiba mais
O Instituto Binemac instalou recentemente um jardim flutuante filtrante no Arroio Lajeado, no Bairro Várzea, em Santa Cruz, em uma iniciativa pioneira para conter resíduos sólidos e tratar parte do esgoto presente no curso d’água. O projeto faz parte do Sistema Ecológico para Recuperação de Cursos d’Água (Serca), implantado recentemente, que busca soluções integradas para a preservação e recuperação de arroios da região.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade