Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

TRADICIONALISMO

Nova coordenação da 5ª RT inicia mandato com candidatura para sediar a Fecars

Reunião no CTG Lanceiros definiu que interinos permanecerão até o fim do mandato

Marisa Rossa e Juliano Batista seguem como coordenadora e vice-coordenador, respectivamente, da 5ª Região Tradicionalista (RT) até o fim do mandato, em dezembro, após as eleições em todas as regiões e do conselho diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ambos foram aprovados para seguir à frente da 5ª RT, por unanimidade, na noite dessa quarta-feira, 3, em reunião realizada no CTG Lanceiros de Santa Cruz. Estiveram presentes o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, o vice-presidente campeiro do MTG, Nicanor Castilhos, e as conselheiras do MTG, Vera Carvalho e Alexandra Bini.

A primeira ação dos novos titulares foi a candidatura de Santa Cruz do Sul como sede da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) em 2023, aprovada por todos os municípios integrantes da 5ª RT. Santa Cruz já havia recebido o evento em 2015, na 27ª edição. A votação do conselho diretor do MTG para escolha da sede do próximo ano ocorrerá neste domingo, 7. “A expectativa de receber a festa aqui em Santa Cruz é muito grande. Acreditamos que temos reais possibilidades por conta do apoio da Prefeitura”, salientou Marisa.

LEIA TAMBÉM: Após doze anos, Rio Pardo volta a receber etapa regional do Enart

5ª RT inicia preparativos para o Enart

Sobre o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), houve uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins; presidente da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), Rosângela Jochims; vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), Edson Fagundes; produtora cultural Lara Lindenmeyer, além de patrões de entidades de Santa Cruz. Alguns pontos foram discutidos, como ajustes pontuais para a edição deste ano. A comissão executiva do Enart será formada na próxima reunião, ainda sem data definida.

Para este ano, a principal novidade do Enart tem gerado expectativas. Um desfile na manhã de sábado, com concentração na Praça Getúlio Vargas, servirá como convite para que a população esteja no Parque da Oktoberfest a fim de prestigiar o evento. “A proposta é trazer a comunidade, mostrando o evento para a população de Santa Cruz. Outra novidade é que as apresentações de danças tradicionais, no palco principal, começam na tarde de sexta-feira. A abertura oficial será após o segundo bloco. As alterações são por conta dos desfiles. Não haverá bloco de danças na manhã de sábado”, explica Marisa.

LEIA TAMBÉM: Enart deste ano terá desfile nas ruas de Santa Cruz 

Marisa e Juliano estavam na coordenação de forma interina, após a morte de Luiz Clóvis Vieira no dia 14 de junho. Vieira ficou 16 anos à frente da 5ª RT e tornou-se referência na realização e manutenção da final do Enart em Santa Cruz do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.