O som dos cascos ecoa na pista de areia enquanto o cavaleiro profissional Eduardo Collares, de 24 anos, monta e orienta seus alunos com calma e precisão. A cena se tornou parte da rotina do Centro Hípico das Palmeiras, na região de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul, desde agosto deste ano, quando ele iniciou as aulas de equitação voltadas para a comunidade.
Antes de assumir o papel de instrutor, Collares construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao hipismo. Ele iniciou a prática aos 10 anos, inspirado pela família – especialmente pelo pai, oficial de cavalaria do Exército Brasileiro. Começou na equitação clássica no Colégio Militar de Santa Maria, em 2010. No local, Eduardo Collares passou por praticamente todas as categorias de base, participando de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.
VEJA TAMBÉM: FOTOS: Procissão das Criaturas leva milhares de pessoas ao Centro de Santa Cruz
Publicidade
Depois, já com mais experiência, mudou-se para Porto Alegre, onde atuou no Centro Hípico Lacan. Após algum tempo, decidiu fazer uma pausa para se dedicar à faculdade de Administração. Com os cavalos novamente em condição de competir, escolheu retomar a carreira do hipismo e atua como profissional há três anos.
Ao longo de sua trajetória, ele conquistou diversas premiações e agora tem por objetivo formar novos cavalos e alcançar campeonatos brasileiros. “Meu sonho também é saltar no Mundial de Cavalos Novos, em Lanaken [Bélgica], que hoje temos seletivas no Brasil”, conta.
Plano é criar escola de equitação
Antes residente em Passo Fundo, Eduardo Collares veio para Santa Cruz do Sul por influência da esposa, Amanda Martins Kaercher, e familiares. Após acertarem o uso da estrutura do Centro Hípico, eles iniciaram os trabalhos com os cavalos, oferecendo preferencialmente aulas individuais e para duplas. A intenção é aumentar o número de interessados com o passar do tempo.
Publicidade
O local possui uma pista coberta e outra de grama – que futuramente também deve ser transformada em areia. Collares explica que o espaço conta com piquetes, lugares para os cavalos ficarem soltos e 14 cocheiras. “A prática já é possível, principalmente para níveis mais baixos. É totalmente viável para quem estiver começando”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Equipe de robótica do Sesi apresenta produto inédito que evita mofo em artefatos arqueológicos

O espaço conta com seis cavalos: dois para competições e venda – também utilizados para alunos avançados – dois para qualquer tipo de aula, um para iniciantes sem experiência e um pônei para as crianças. Collares explica que as aulas são voltadas a quem deseja praticar hipismo ou aprender a montar, sendo oferecidas para alunos a partir dos 7 anos.
Publicidade
No momento, a escola reúne quase dez alunos. “Nós começamos em um ambiente mais controlado. Assim que a pessoa for melhorando, pode ir buscando novos horizontes.” Para o futuro, ele ressalta que a intenção é estruturar, aos poucos, uma verdadeira escola de equitação no centro. A ideia é ampliar a equipe, investir em mais cavalos e melhorar a pista para permitir treinamentos mais avançados. Collares ainda planeja realizar provas internas e formar uma equipe que represente Santa Cruz em competições regionais e estaduais.
Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato pelo telefone (55) 99136 8395 ou pelo Instagram @eduardocollares.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!