Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

política estadual

Novo presidente da AL, Sergio Peres terá mandato pautado pelo municipalismo

Governador Eduardo Leite acompanhou a transmissão do cargo de presidente da AL, de Pepe Vargas para Sergio Peres | Foto: Lucas Kloss/AL/Divulgação

“Municipalismo agora. A voz e a vez dos municípios.” Com esse norte foi empossado, nessa terça-feira, 3, à tarde, o novo presidente da Assembleia Legislativa. Pepe Vargas (PT) passou o comando do parlamento gaúcho para o deputado Sergio Peres (Republicanos), natural de Caraá.

O processo de escolha é feito por meio de eleição dos parlamentares. A chapa de Peres obteve unanimidade, com 48 votos. Mas antes disso, o critério é o acordo multipartidário, que reserva um período para cada uma das maiores bancadas. Os presidentes da atual legislatura foram Vilmar Zanchin (MDB), Adolfo Brito (PP) e Pepe Vargas (PT).

LEIA MAIS: Sergio Peres assume presidência da Assembleia Legislativa do RS

Publicidade

Sobre o tema municipalismo, o deputado explicou que a escolha foi uma forma de ressaltar a importância da revisão do pacto federativo, mecanismo que determina a destinação dos recursos arrecadados por meio de impostos, taxas e contribuições. Disse que é preciso acabar com o hábito de ver prefeitos com “o pires” na mão em busca de verba em Brasília. Ressaltou ainda que as prefeituras têm ampliadas as suas responsabilidades, mas o repasse de recursos não acompanha esse aumento de serviço assumido nas cidades.

A intenção, dando sequência à ação de descentralização dos trabalhos legislativos, é de que dez municípios de diferentes regiões recebam as audiências públicas para tratar sobre demandas locais. Ao fim da gestão, um relatório é elaborado e encaminhado para o governo do Estado e para a União, com o objetivo de apontar medidas que possam ser tomadas para atender aos anseios das comunidades.

Peres também se comprometeu em dar celeridade a projetos de interesse social e emergenciais. Citou casos como o apresentado pelo deputado Airton Artus (PDT), que possibilita a securitização das dívidas dos hospitais, de modo que os pagamentos dos débitos das casas de saúde possam ser protelados. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para agilizar esse tipo de projeto, sobretudo os que tratam da saúde, como a de Santa Cruz do Sul, onde já morei”, comentou o novo presidente.

Publicidade

Deputado Sergio Peres (Republicanos), que já morou em Santa Cruz, assumiu nessa terça e destacou ações voltadas ao campo | Foto: Lucas Kloss/AL/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Congresso aprova medida provisória que institui o Gás do Povo

Saiba mais

Deputado estadual em quarto mandato, Sergio Peres Alós nasceu em 2 de julho de 1968, na zona rural do município de Caraá – na época distrito de Santo Antônio da Patrulha.

É o penúltimo dos 18 filhos dos agricultores Adriano e Jeorgina. Desde cedo, trabalhou na pequena propriedade da família, na localidade de Alto Grota, onde dividia o tempo entre a lida na roça e as aulas na Escola de Campo Santa Doroteia.

Publicidade

A exemplo dos demais irmãos, mudou-se para a região metropolitana aos 19 anos. Trabalhou na fábrica de geladeiras Steigleder e também foi funcionário em metalúrgicas, até abrir uma pequena empresa de comércio de revestimentos decorflex, carpetes e forrações em geral.

LEIA TAMBÉM: Fachin anuncia Cármen Lúcia como relatora do Código de Ética do STF

Pastor evangélico e radialista desde 1993, é morador do município de Cachoeirinha há 13 anos com a esposa Delani. Na missão de pastor, morou nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Farroupilha, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Iniciou seu trabalho comunitário em projetos da comunidade cristã, que foram a ponte para a política. Chegou à Assembleia Legislativa na primeira eleição em que concorreu, em 2002.

No poder Legislativo gaúcho, Sergio presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e fez parte da Comissão de Assuntos Municipais; da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Constituição e Justiça. Tem defendido no Parlamento e junto ao governo do Estado demandas na saúde, produção rural, estradas, rede de ensino, assistência social, categorias profissionais, acessibilidade e segurança pública.

Foto: Raul Pereira/AL/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova criação de frente parlamentar para melhorar energia elétrica no interior de Santa Cruz

Publicidade

Perfil agregador e foco na agricultura

Além da questão do municipalismo, Sergio Peres também defendeu, em entrevista coletiva após a posse, o reforço para que a agricultura, em especial familiar, restabeleça o protagonismo gaúcho no desenvolvimento econômico. “Temos que dar condições para que o jovem permaneça no meio rural e não tenha que vir para a cidade, como eu tive que fazer, engrossando os bolsões de pobreza”, frisou.

A sua forma de atuar foi destacada pelos colegas deputados, como Airton Artus (PDT), que elogiou a capacidade de diálogo do novo presidente. O deputado federal santa-cruzense Heitor Schuch (PSB) acompanhou a posse e reforçou a importância do tema escolhido para fomentar o desenvolvimento regional. Luciano Zucco (PL) ressaltou o perfil agregador de Peres, com quem conviveu quando integrava o Republicanos.

Pepe destaca avanços na AL

A sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa foi aberta pelo então presidente da Casa, deputado Pepe Vargas (PT). Após o Hino Nacional, ele foi à tribuna para seu pronunciamento de despedida.

LEIA TAMBÉM: Questão de gênero marca a primeira sessão do ano na Câmara de Santa Cruz

Pepe lembrou dos eventos que marcaram os 190 anos do Legislativo gaúcho e das obras que tiveram continuidade em 2025, dentro do planejamento da gestão compartilhada. Segundo ele, a implantação dos novos elevadores, a reforma do Teatro Dante Barone e a restauração do Solar dos Câmara devem ser entregues ainda no primeiro semestre.

Ele ainda saudou a gestão compartilhada que, na 56ª Legislatura, teve MDB, PP, PT e Republicanos à frente. “Somos uma Casa plural, com embates entre as diversas forças políticas, mas com tolerância e civilidade frente às divergências, ao contrário do que infelizmente assistimos nos dias atuais em muitas Casas legislativas. Creio que isso se deve ao arranjo político que delega às quatro maiores bancadas presidir nossa Casa em cada legislatura, incorporando na Mesa as demais bancadas através de rodízio.”

Falou sobre as ações como o Pacto RS 2025 – O Crescimento Sustentável é Agora, tema de sua gestão. Ele elencou as atividades externas realizadas, como os debates no interior do Estado, e as internas, como a elaboração do Plano de Logística Sustentável da AL.

Mesa diretora

  • Presidente: Sergio Peres
  • 1º vice: Dr. Thiago Duarte
  • 2º vice: Adolfo Brito
  • 1º secretário: Vilmar Zanchin
  • 2º secretário: Pepe Vargas
  • 3ª secretária: Delegada Nadine
  • 4º secretário: Paparico Bacchi
  • Suplentes:
    • Delegado Zucco
    • Luiz Marenco
    • Cláudio Branchier
    • Gaúcho da Geral

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.