Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CHUVA

Novo sistema ajuda a monitorar o nível do Rio Pardinho

Equipamento fica em Sinimbu e emite alertas para a Defesa Civil de Santa Cruz do Sul

Está em operação desde o dia 25 de julho o sensor de nível da Estação Telemétrica de Monitoramento Hidrometeorológico instalada às margens do Rio Pardinho, em Sinimbu. A estrutura foi estabelecida mediante acordo de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O objetivo é fornecer dados sobre os índices de chuva e o nível do rio.

O equipamento está colocado distante cerca de 30 quilômetros de Santa Cruz, para emitir um alerta antecipado à Defesa Civil em caso de possível cheia durante períodos de muitas chuvas. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hardi Lucio Panke, que articulou a aquisição do dispositivo, com o sistema via satélite a Defesa Civil poderá realizar ações antecipadas, como a retirada da população de área de risco de enchente e movimentos de evacuação.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: alto volume de chuva causou alagamentos em pontos de Santa Cruz

Publicidade

“Com esse equipamento, vamos ter a informação com cerca de seis a nove horas de antecedência. Dessa forma, teremos tempo para avisar os moradores que estão em áreas de risco, para que tomem medidas de prevenção”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.