Conforme o contrato de concessão da RSC-287, a tarifa de pedágio já deveria ter sido atualizada no final do mês de agosto. No entanto, segundo o diretor-geral da concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, por questões internas a medida foi adiada junto à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). A expectativa é de que a definição do novo valor seja divulgada nas próximas semanas.
“Isso não é um problema. Faz parte do processo de revisão do contrato de concessão”, afirmou Conterato. Questionado sobre o percentual de reajuste, ele não apresentou uma estimativa. “Não temos números exatos que permitam esse cálculo. A expectativa é de que o anúncio ocorra nas próximas semanas pela Agergs”, destacou nessa segunda-feira, 1º de setembro, após a inauguração dos primeiros seis quilômetros de pista duplicada da RSC-287, em Santa Cruz do Sul – quatro quilômetros no município e dois em Tabaí.
O governador Eduardo Leite também comentou sobre a tarifa, considerando as obras de duplicação e os serviços extras em andamento na RSC-287. “Se vamos antecipar obras, será necessário que haja um volume maior de veículos para sustentar e garantir essas intervenções sem impacto na tarifa, ou então teremos que discutir algum ajuste tarifário para viabilizar a antecipação. Mas isso será debatido no momento adequado. Hoje, nosso foco é a reconstrução da rodovia”, destacou.
Publicidade
LEIA MAIS: Primeiro trecho da duplicação da RSC-287 é entregue em Santa Cruz
Nesta terça-feira, 2, em sessão extraordinária, o tema do reajuste deve voltar à pauta, retomando a fase em que a análise havia sido suspensa. O relator é o conselheiro Alexandre Alves Porsse, com revisão de Algir Lorenzon. No momento, a Agergs está avaliando a revisão tarifária ordinária, responsável por aprovar ou não os pedidos de reajuste.
Embora ainda não haja números oficiais, conforme apuração da Rádio Gazeta FM 107,9, o aumento deve ficar em torno de 5%, o que elevaria a tarifa para aproximadamente R$ 5,25 para veículos de passeio. A medida impactará as cinco praças de pedágio distribuídas ao longo dos 204 quilômetros da rodovia entre Santa Maria e Tabaí.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade