Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Número de prisões e apreensões cresce no Vale do Rio Pardo

O primeiro semestre deste ano apresentou aumento nas prisões e apreensões na região, segundo dados do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul (23º BPM). Os indicadores são atribuídos às ações de combate ao tráfico de drogas e repressão ao crime organizado.

Até o início de junho foram registradas 122 prisões por tráfico, 134 foragidos recapturados e 50 armas apreendidas na região. Em Santa Cruz do Sul, por sua vez, houve 39 prisões por tráfico, 65 foragidos recapturados e 19 armas apreendidas.

LEIA TAMBÉM: Trio é preso e adolescente é apreendido por tráfico em Venâncio Aires

Publicidade

“São dados que chamam a atenção e nos mostram onde esses crimes estão acontecendo. Em Venâncio Aires, apreendemos um arsenal de armas de fogo no mês passado e na região Centro-Serra temos um centro de atuação onde aumentamos o efetivo e quadruplicamos as apreensões de drogas nos últimos três meses”, afirma o comandante do 23º BPM, Cristiano Marconatto.

Marconatto destaca crescimento nas prisões e apreensões de drogas e armas na região / Foto: Tiago Garcia

Em Santa Cruz, Marconato observa que os indicadores estão dentro da normalidade. Sobre os homicídios dolosos no município, foram sete casos até o momento, o mesmo número registrado no primeiro semestre de 2024. “Esses dados nos aproximam de ser o ano com menos homicídios da série criminal. Sendo menor que 14 casos, que é o menor indicador registrado nos últimos 15 anos, a tendência é fechar com um número baixo neste ano”, ressalta.

Os roubos também apresentam estabilidade no município. No primeiro semestre foram, nove ocorrências do gênero contra estabelecimentos comerciais, dez a pedestres, quatro a residências e três roubos de veículos. Quanto aos furtos, houve 107 arrombamentos e 36 de veículos.

Publicidade

“Em Santa Cruz, estamos dando uma atenção especial. Nos casos de roubos contra estabelecimento comercial, dos nove casos registrados, em três a Brigada Militar prendeu o autor em flagrante. Estamos agindo rápido e obtendo êxito no trabalho”, ressalta.

Marconatto destaca a redução dos roubos a pedestres em comparação a 2024. “Tivemos 32 casos no ano passado e apenas dez neste ano. É uma redução significativa, de 66%. Tivemos uma mudança na estratégia de policiamento e estamos obtendo êxito nesse indicador.”

Sobre o roubo a residências, dos quatro registros, dois aconteceram no interior, o que fez a Brigada Militar reforçar a presença nas localidades. “Estamos há dois meses com uma patrulha rural que foi reestruturada, trabalhando em horários alternados no interior, para coibir o crime e aproximar a presença da polícia com a comunidade.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: PRF prende motorista fumando maconha e transportando criança sem cadeirinha na BR-386

Já o roubo de veículos não tem sido um crime característico em Santa Cruz. “Em 2024 tivemos cinco roubos de veículos e neste ano, três. Mas já chegamos a ter 700 veículos furtados em um ano em Santa Cruz do Sul.” Neste ano, segundo o policial, houve 35 furtos entre janeiro e junho e 47 no mesmo período do ano passado. “A maioria foi de motocicletas”, observa.

Nova sede

Desde abril, o 23º BPM atende em uma nova estrutura situada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1.163, junto ao Centro Comercial BBTK. A transferência possibilitou a ampliação do espaço físico para as atividades e representa uma medida que visa tornar mais efetiva a atuação. “Estamos localizados no centro de Santa Cruz do Sul e próximo das zonas Sul e Norte da cidade, sendo um ponto estratégico e de maior acessibilidade para atender a comunidade,” disse o comandante.

Publicidade

*Dados referentes ao primeiro semestre
Fonte: Brigada Militar

Para entender

Embora furto e roubo envolvam a subtração de bens alheios, há diferenças entre eles, de acordo como a forma como são praticados. O furto está previsto no artigo 155 do Código Penal. A pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa, mas há qualificadoras que podem ser consideradas conforme as circunstâncias. O roubo aparece no artigo 157 do código é tem como característica o que a lei classifica de “grave ameaça ou violência”. A pena que pode variar de quatro a dez anos e multa, podendo ser elevada segundo a forma com que é praticado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.