Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VOTAÇÃO

Número de propostas enviadas na primeira fase da Consulta Popular cresce 22,8% em 2025

A Consulta Popular 2025/2026 registrou um crescimento de 22,8% no número de propostas enviadas pela população na primeira fase do processo, realizada no mês de julho. Ao todo, foram recebidas 1.376 sugestões populares por meio do site oficial, contra 1.120 propostas encaminhadas no ciclo anterior.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o processo destinará R$ 60 milhões no ciclo 2025/2026 para projetos escolhidos diretamente pela população nas votações regionais, previstas para o mês de outubro. “O aumento no número de propostas mostra que a população está mais participativa e vê sentido em contribuir com as decisões públicas”, destaca Bruna Blos, diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG.

LEIA TAMBÉM: Brasil inicia ação para usar Lei de Reciprocidade contra os EUA

Publicidade

Principais áreas, regiões e municípios engajados

Entre os temas mais escolhidos pela população, Meio Ambiente liderou o processo com 183 propostas, seguido por Agricultura (162), Desenvolvimento Rural (154), Desenvolvimento Social (148) e Turismo (136).

Em relação às regiões, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) com maior número de sugestões foram o COREDE Sul, com 102 propostas, seguido por Central (71), Vale do Rio dos Sinos (69), Metropolitano Delta do Jacuí (66) e Jacuí Centro (56).

Já no recorte por municípios, Porto Alegre aparece no topo da lista com 43 propostas enviadas, seguida por Rio Grande (35), Bagé (31), Taquara (25) e Frederico Westphalen (24).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Gás gratuito: programa para baixa renda será lançado semana que vem

Etapas seguintes da Consulta Popular

Com a etapa de propostas já finalizada, o processo segue com as Assembleias Intermediárias, de 16 de agosto a 6 de setembro, e com as Assembleias Regionais Ampliadas, de 8 a 26 de setembro. A votação popular ocorre de 6 a 10 de outubro, e os resultados serão homologados até 17 de outubro.

Sobre a Consulta Popular

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais. Por meio dela, a sociedade influencia a aplicação de parte dos recursos do orçamento estadual, fortalecendo o desenvolvimento regional.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.