Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AJUDA

Número de voluntários auxiliando animais resgatados em Santa Cruz caiu drasticamente, diz secretária

Foto: John Kaercher Machado

Feira de adoção de animais resgatados durante a enchente será nesta quinta; saiba detalhes

Passados 16 dias do começo da enchente em Santa Cruz do Sul, os trabalhos de acolhimento aos afetados seguem a todo vapor no Parque da Oktoberfest. Enquanto as famílias estão alojadas nos pavilhões 2 e 3, o Centro de Eventos têm funcionado como abrigo para os animais resgatados. No local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e voluntários prestam o apoio necessário aos bichinhos.

Diariamente, para além do carinho e do acolhimento, os animais recebem alimentação, água e higiene. No entanto, ainda é preciso reforços neste trabalho. A secretária de Meio Ambiente, Simone Schneider, revela que, nos últimos dias, a lista de voluntários para auxiliarem no Centro de Eventos diminuiu drasticamente.

LEIA TAMBÉM: Escola Christiano Smidt, em Rio Pardinho, busca se reerguer após enchente

Publicidade

Além de levar os animais para passear, Simone ressaltou, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, que é importante também que os voluntários auxiliem na limpeza. Entre as funções para as quais é preciso auxílio estão a troca dos jornais, o recolhimento das fezes e a limpeza de cobertores. “Também precisamos daqueles que vêm levam para passear, mas aqueles que ajudam com relação à limpeza são fundamentais”, reforça.

Para se voluntariar, é necessário comparecer ao Centro de Eventos e fazer o cadastro. A Secretaria organiza uma escala de horários de acordo com a disponibilidade de cada voluntário. Além disso, doações também são aceitas no local. De acordo com Simone, os itens mais pedidos são roupas para os animais e cobertores, devido à chegada do frio, e ração.

LEIA TAMBÉM: Nova Acrópole presta auxílio a locais isolados de Sinimbu

Publicidade

Adoção e busca

Ao todo, 316 cães e 39 gatos passaram pelo Centro de Eventos desde o início do acolhimento. Entre eles, há tanto aqueles cujos tutores estão abrigados nos pavilhões 2 e 3 quanto os que estão disponíveis para adoção. Simone conta que todos foram chipados, desvermizados e vacinados e possuem um cadastro de quem é o tutor, caso tenham.

Os animais que não tiveram seus tutores identificados podem ir para um lar temporário e, se efetivamente o tutor não for localizado, poderão ser adotados. Já no caso dos que possuem tutor, a secretária reforça o pedido de que estes venham buscar seus bichinhos. Se isso não acontecer, após cinco dias da finalização da base estes animais estarão para adoção.

*Colaborou o repórter John Kaercher Machado

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.