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“O viaduto foi vendido como solução para o trânsito, mas nada se concretizou”, diz secretário de Obras

Foto: Rodrigo Assmann

O secretário de Obras e Infraestrutura de Santa Cruz do Sul, Francisco Carlos Smidt, o Carlão, questionou publicamente a funcionalidade do Viaduto do Arroio Grande, durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nesta quinta-feira, 26. Segundo ele, a estrutura não resolveu os principais gargalos no trânsito da região, como havia sido prometido à época do projeto. “O viaduto foi vendido como solução para o trânsito do Arroio Grande mas, na verdade, nada se concretizou”, avaliou.

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Carlão destacou que, apesar de ter reduzido o congestionamento no sentido Distrito Industrial/Centro, a obra criou novas dificuldades. “Quem vem do Arroio Grande na pista da direita e precisa ir para o Centro, por exemplo, enfrenta dificuldades. É necessário fazer um ‘X’ na pista, atravessar. Então, todo cuidado é pouco”. O secretário de Obras e Infraestrutura também sugeriu que intervenções adicionais devem ser discutidas para melhorar a segurança e fluidez no trecho. “Vejo que da forma como foi projetado, talvez tenha outras intervenções a serem feitas para dar mais segurança a quem transita por ali.”

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Obras em andamento e limitações financeiras

Durante a entrevista, Carlão ainda atualizou o andamento de obras em diferentes pontos da cidade. Segundo ele, a Secretaria de Obras tem enfrentado restrições orçamentárias significativas. “Estamos trabalhando com um duodécimo de 50% em relação ao governo passado, mas procuramos fazer mais com o mesmo”.

Entre as frentes de trabalho mencionadas estão o recapeamento da Rua Barão do Arroio Grande e, na sequência, da Avenida Euclides Kliemann, especialmente no trecho entre o Cemitério da Paz Eterna e o Jardim Esmeralda. “Nós percorremos praticamente diariamente aquela região ali e vai ser feito uma fresagem, logo que as condições financeiras permitirem, nós faremos ali um recapeamento”.

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Carlão também mencionou outros projetos em andamento. “Ali na Travessa Kipper nós também vamos trabalhar, fazer a recuperação. Tem um trecho ali, que é bastante íngreme, né? Vamos colocar um material mais permanente ali para que em épocas de chuva não traga logo um problema”, ressaltou. Segundo o secretário, algumas ruas da cidade aguardam pavimentação há 30 anos.

Sobre a BR-471, Carlão informou que a rodovia deve ser devolvida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até o final do ano. “A manutenção é caríssima e o trânsito pesado faz com que o material que você coloca ali não dure”.

Apesar dos desafios financeiros, ele garantiu que a equipe segue comprometida com as prioridades da população. “A comunidade pode ter certeza de que ao final dos quatro anos vamos entregar uma Santa Cruz muito melhor do que recebemos”. Ao final da entrevista, Carlão deixou o telefone pessoal à disposição da população para demandas: (51) 99731-5700.

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*Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza

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