Este sábado marca os 65 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Cruz do Sul. O dia é visto como um dos mais significativos para os operadores do Direito e a sociedade de um modo geral, pois representou o início de uma trajetória marcada pela atuação voltada aos associados e à comunidade.
Dos primeiros tempos quando ocupava uma sala junto ao Fórum até a construção de uma
sede própria – atualmente na Rua Ernesto Alves, 626 –, muitas mudanças contribuíram para fortalecer a advocacia em diferentes sentidos. Atualmente com 1,8 mil advogados inscritos, a Subseção da OAB de Santa Cruz abrange também os municípios de Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Passo do Sobrado, Herveiras e Gramado Xavier.
LEIA TAMBÉM: Projeto da OAB/RS leva conscientização sobre violência de gênero às escolas
Publicidade
Ao longo dos anos desempenhado uma atuação ativa em sintonia com as transformações pelas quais o trabalho dos advogados vem passando, a entidade se prepara para os novos tempos. “A OAB tem exercido sua função de representação de forma firme e contínua, assegurando condições dignas de trabalho, defesa das prerrogativas profissionais e diálogo permanente com as instituições públicas. Atuamos para garantir que cada advogado seja respeitado no exercício de suas funções, preservando a independência técnica da advocacia e fortalecendo o papel essencial da classe na promoção da justiça e da cidadania”, ressalta a presidente Manuela Braga.
Nesse sentido, a presença das comissões temáticas das mais diferentes especialidades do Direito contribui para potencializar o desenvolvimento de projetos e divulgar ações voltadas aos advogados.
Para a presidente, que está em seu segundo mandato ao lado do vice, Cássio Arend, todos os esforços desenvolvidos têm como objetivo acompanhar as transformações pelas quais a carreira vem passando e dar suporte aos associados diante de suas demandas. Na entrevista a seguir, ela avalia alguns dos principais assuntos que estão em evidência e as perspectivas para a categoria.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vice-presidente da OAB/RS recebe acadêmicos da Unisc para sessão didática
Para saber
No dia 13 de dezembro de 1960, foi eleito o primeiro presidente da subseção em Santa Cruz: o advogado Arthur Germano Fett, pai da escritora Lya Luft. A celebração dos 65 anos já foi marcada de forma especial neste ano, com um baile em agosto. Na ocasião, as festividades do Mês da Advocacia foram integradas com o aniversário da subseção, valorizando a trajetória da instituição e a união da classe.
Entrevista – Manuela Braga, Presidente da Subseção da OAB de Santa Cruz do Sul
- Gazeta do Sul – Quais são os temas mais em evidência no dia a dia dos operadores do Direito?
Manuela Braga – Os operadores do Direito hoje lidam diariamente com a transformação tecnológica (IA e processos digitais), a crescente regulação em áreas como tributário, trabalhista e societário, e a pressão por conformidade e sustentabilidade (ESG e meio ambiente). Ao mesmo tempo, enfrentam desafios ligados à proteção de dados e cibersegurança, à judicialização da saúde e às demandas por diversidade e inclusão. Em síntese, o Direito contemporâneo se equilibra entre inovação tecnológica, exigências regulatórias e a defesa de direitos fundamentais em um cenário globalizado.
Publicidade
- Nos últimos tempos, a OAB tem mostrado sua atuação de forma mais intensa para prestar suporte aos advogados inscritos. O que se pode esperar nesse sentido?
Nos próximos anos, a OAB Subseção Santa Cruz do Sul seguirá ampliando seu suporte à advocacia, consolidando uma atuação cada vez mais próxima, efetiva e sensível às necessidades dos inscritos. Entre as iniciativas já em andamento, destaca-se o Projeto Bem-Vindos, lançado recentemente, voltado ao acolhimento dos novos advogados e à sua inserção qualificada na profissão.
Somam-se a isso o fortalecimento das comissões, a valorização da advocacia em geral, também com ênfase na jovem advocacia, e a construção de uma OAB cada vez mais presente na sociedade, mas sobretudo ao lado dos colegas.

- Quais são as prioridades neste sentido?
A prioridade permanece na garantia das prerrogativas, com atuação firme sempre que houver violação, preservando o diálogo institucional como caminho para soluções efetivas. Também avançaremos na busca por maior efetividade na prestação jurisdicional, na qualificação permanente e na união da classe, assegurando que a advocacia se sinta representada, ouvida e amparada por sua diretoria. É um compromisso contínuo de aprimoramento, proximidade e serviço.
- Em termos de projetos, algo que esteja sendo previsto para a sede ou a categoria em 2026?
Para 2026, a OAB prepara um conjunto de ações que darão continuidade ao trabalho iniciado neste ano. Na sede, estão previstas melhorias estruturais, ampliando as reformas realizadas e garantindo um espaço cada vez mais adequado para atender a advocacia com conforto, acessibilidade e eficiência.
Para a categoria, o planejamento envolve a realização de eventos ainda mais qualificados, voltados ao aprimoramento técnico e ao fortalecimento da integração entre os colegas. Haverá também um esforço contínuo de interiorização, trazendo para a subseção benefícios e serviços hoje concentrados na capital, de modo a ampliar o acesso e a utilidade prática da OAB no cotidiano dos advogados.
Outro eixo central será o cuidado com a saúde física e mental da classe, com iniciativas que promovam bem-estar, prevenção e suporte. O objetivo é consolidar uma OAB presente, estruturada e atenta às necessidades reais da advocacia.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade