O enfrentamento à violência contra a mulher é o tema central da nova fase do projeto OAB/RS Vai à Escola, lançado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul no início de maio. A primeira ação da campanha ocorreu nessa terça-feira, 20, quando integrantes das subseções estiveram nas escolas estaduais e municipais para realizar palestras focadas na conscientização sobre o tema.
Em Santa Cruz do Sul, a primeira palestra foi promovida pela OAB Subseção local na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bom Jesus, para crianças e adolescentes do 7º, 8º e 9º anos. O programa tem como foco enfrentar as formas de violência sofridas pelas mulheres através de um trabalho pedagógico de conscientização e educação com foco na promoção da igualdade de gênero.
LEIA TAMBÉM: Aumento de casos de gripe sobrecarrega atendimentos pediátricos no Cemai
Publicidade
Na avaliação da presidente da OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Manuela Braga, a violência contra a mulher é um problema que precisa ser enfrentado com seriedade desde a base. Segundo ela, a OAB tem um papel que vai além da advocacia: a instituição defende, sobretudo, a cidadania.
“Estar nas escolas é parte do nosso compromisso com a transformação social e a promoção da igualdade. A partir de uma conversa com a secretária municipal de Educação, mapeamos escolas em Santa Cruz e começamos uma série de palestras de conscientização.” A iniciativa, segundo ela, surge diante do aumento nos casos de feminicídio no Estado. A presidente destaca, inclusive, que a Ordem gaúcha enviou um ofício sobre o assunto para o governo estadual.
Na atividade dessa terça estiveram presentes a presidente da Subseção, Manuela Braga; a presidente da Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social, Renata Costa; a secretária-geral da Subseção, Vanessa Kehl Menchen, e a ex-presidente da Subseção e conselheira estadual Rosemari Hofmeister, além de representantes da escola.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Sicredi busca sugestões da comunidade para futuro da área Kaempf; veja como participar
Segundo o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o projeto OAB/RS Vai à Escola é uma forma de promover mudanças reais, pois ele age diretamente na base da sociedade. “É por meio da educação e atuando diretamente com as crianças e adolescentes que vamos conscientizar e modificar a sociedade. Só a união dos poderes constituídos e da sociedade civil poderá acabar com os feminicídios no Estado”, disse o presidente.
Guia pedagógico
Um guia pedagógico, criado pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS, vai orientar as ações nas 107 subseções da Ordem no Estado. “O projeto é uma forma da nossa instituição colaborar com a conscientização e a educação para as próximas gerações”, refletiu a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Maximilia de Paula.
Publicidade
Na OAB Santa Cruz do Sul, estão envolvidas no projeto a Comissão da Mulher Advogada, Comissão da Jovem Advocacia, Comissão da Cidadania e Responsabilidade Social e Comissão Especial de Direitos Humanos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade