Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Operação Mar de Dentro

Obra relata cicloviagem em torno da Lagoa dos Patos

Demétrio pedalou por 937 quilômetros

Operação Mar de Dentro, o novo livro do professor, escritor e cicloturista Demétrio de Azeredo Soster no estilo narrativas de viagem, já se encontra disponível para download, em formato e-book PDF, na loja da Editora Catarse. A aquisição ocorre no link www.editoracatarse.com.br/loja/operacao-mar-de-dentro-e-book/.

É o quinto livro de Demétrio nesse gênero. Em 86 páginas e com muitas fotos coloridas, o autor relata a cicloviagem que realizou sozinho e de forma autossuficiente, em janeiro deste ano, no entorno da Lagoa dos Patos – o nosso Mar de Dentro, como os antigos chamava a maior laguna da América do Sul. E com razão: são 265 quilômetros de extensão, 60 de largura e profundidade média de três metros, o que representa uma lâmina de água de 10.144 quilômetros quadrados.

LEIA TAMBÉM: Lagoa dos Patos é a nova aventura de Demétrio Soster

Foram 11 dias de viagem, ou 937,11 quilômetros pedalados. Demétrio iniciou a trip em 14 de janeiro de 2021, em direção a Porto Alegre; atravessou o Guaíba de catamarã e rumou em direção ao Sul por cidades como Tapes, Arambaré, São Loureço do Sul e Pelotas. Chegando em Rio Grande, atravessou de barco para São José do Norte e daí em linha reta novamente, mas no sentido contrário (Sul-Norte), passando por lugares como Estreito, Tavares, Mostardas e Capivari. Sempre pela BR-101, rumou em direção a Osório, onde se encerrou formalmente a cicloviagem, ainda que tenha seguido um pouco mais junto à Lagoa dos Quadros, na altura de Capão da Canoa.

Relato sincero

No prefácio, o também escritor e cicloturista Charles Zimmermann salienta que Operação Mar de Dentro “é um relato sincero”. E revela: “Quem já realizou alguma viagem de bicicleta, que seja de um dia apenas, irá se identificar aqui. Esse livro é uma leitura altamente recomendável para quem pretende algum dia sair de bicicleta por aí afora”.

Por meio de QR Codes dispostos na abertura dos capítulos, pode-se ter acesso a imagens em movimento que Demétrio gravou durante a trip com uma câmera GoPro, bem como depoimentos das pessoas com quem cruzou pelo caminho. Ao final do livro, ainda, um QR Code permite acesso gratuito ao documentário homônimo da cicloviagem. A edição do documentário é de Gelson Pereira; a trilha, criada especialmente para o filme, de Killy Freitas; e o projeto gráfico, de Gabriel Renner.

LEIA TAMBÉM: ‘O sonho da sombra’ é o novo livro de poesia de Demétrio Soster

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.