O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que, a partir do dia 3 de fevereiro, ocorrerá uma nova etapa das obras de reforma da Ponte do Fandango, localizada na BR-153 sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Para a execução plena dos serviços, será necessário o bloqueio total do tráfego sobre a ponte.
A retomada das obras na região foi viabilizada após a homologação do contrato com a empresa responsável pela operação da balsa, que vai garantir a travessia do Rio Jacuí durante o período de interdição. O transporte por balsa será gratuito para a população, de forma a garantir a mobilidade local até a conclusão das intervenções.
LEIA TAMBÉM: Pavimentação da ERS-403 deve ser concluída em 2026, afirmam secretários
Publicidade
A obra faz parte do projeto de execução de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte). A reforma da Ponte do Fandango contempla o reforço estrutural dos viadutos de acesso, com ampliação da capacidade de carga do trem-tipo de 24 toneladas para o trem-tipo 45, de cordo com a legislação. Além disso, para a prevenção de enchentes, a estrutura da ponte vai ser elevada em 3,14 metros.
A próxima etapa abrange a execução dos serviços de demolição dos viadutos de acesso, reconstrução dos novos viadutos, elevação da estrutura metálica do vão central da ponte, construção de passarela externa para pedestres – que permitirá o alargamento das faixas de rolamento – e recuperação do pavimento e da sinalização.
LEIA TAMBÉM: Dnit alerta para serviços de manutenção na BR-290 e na BR-471 a partir desta segunda
Publicidade
Importância da obra
A ampliação da capacidade da Ponte do Fandango é fundamental para a logística regional, especialmente para o transporte de grãos, insumos e produtos. A estrutura faz a ligação entre as regiões Central e do Vale do Rio Pardo com as regiões Sul e Oeste do Estado, além de servir como rota de acesso ao Porto de Rio Grande. O segmento integra um importante corredor de conexão entre a BR-290 e a RSC-287, rodovias que cruzam o Estado de leste a oeste. O Dnit reforça que a obra é essencial para garantir mais segurança, capacidade e resiliência à infraestrutura viária.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade