Inaugurado no fim de 2024, o Cristo Acolhedor, em Sobradinho, avança para a etapa final de obras no entorno. Embora o monumento já receba visitas, a Prefeitura trabalha para concluir os ajustes estruturais antes da entrega oficial do espaço à comunidade e aos turistas. Nos últimos meses, houve avanço em etapas da infraestrutura de acesso ao monumento, incluindo o asfaltamento da via principal, que está em fase final de ajustes, e o planejamento de novas intervenções no entorno da imagem de 24 metros de altura.
O prefeito Luiz Affonso Trevisan, o Maninho, explicou que o asfaltamento do acesso ao Cristo já está praticamente concluído, mas depende de ajustes para ser oficialmente recebido pelo município. Entre eles estão pintura, correções no acabamento e melhorias em trechos afetados durante a execução.
Segundo ele, a empresa responsável pela obra precisou refazer partes do serviço. “O asfalto está pronto, mas ficou muito mal acabado. Eu disse que não ia aceitar a obra do jeito que ficou. Falta pintura e alguns detalhes. Do jeito que está, não tem condições de receber.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Desapropriação de hospital de Sobradinho avança e Prefeitura aguarda aval do Estado
De acordo com o prefeito, cerca de 99% da pavimentação está finalizada, restando somente correções pontuais. Além disso, está prevista a realização de uma audiência pública para viabilizar um novo trecho de acesso com pavimentação em bloquetes, ligando a parte final da estrada até a área superior onde está instalado o Cristo. Para isso, o projeto ainda precisa passar por apreciação da Câmara de Vereadores.
As obras do entorno, conforme o prefeito, já estão contratadas e incluem intervenções na área frontal do monumento, com nivelamento do solo, plantio de grama e colocação de bloquetes. “Falta fazer bem na frente do Cristo. Já está tudo acertado para a firma fazer. Vamos dar uma melhorada na terra, espalhar, plantar grama e fazer o bloquete. Aí fica pronto”, detalhou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nova lei proíbe abandono de veículos em vias públicas em Sobradinho
A expectativa da administração é de que essa etapa seja concluída nos próximos meses, consolidando o local como ponto turístico estruturado. Apesar de atrasos no cronograma, o prefeito acredita que a conclusão das obras pela empresa ocorra em breve. “Eles pediram mais prazo, mas acredito que em pouco tempo, dois ou três meses, essa parte deve estar pronta”, avaliou. Após essa etapa, o Município ainda precisará encaminhar novo orçamento à Câmara para dar sequência às melhorias complementares.
Local já virou referência na região Centro-Serra
Mesmo sem a finalização total das obras, o Cristo Acolhedor já vem atraindo um grande número de pessoas. Entre os que aproveitaram para conferir o monumento estavam Janete Camargo Nascimento, de Arroio do Tigre, que visitou o Cristo com um grupo de amigas no domingo. Para ela, a experiência é positiva, mas o acesso precisa de melhorias. “Está muito bonito, muito legal, mas ainda é difícil para chegar. Depois que finalizarem o asfalto vai ficar bom, aí sim”, avaliou.
Publicidade

A percepção é compartilhada por Neusa Wander, também de Arroio do Tigre, que destacou a importância da obra. “Ficou maravilhoso, mas ainda falta sinalização e lixeiras, principalmente porque é um lugar que vai ter muito movimento.” Segundo ela, o Cristo já começa a atrair mais visitantes e se torna uma opção de lazer para famílias e grupos de amigos. “É um lugar diferente para curtir, sair um pouco e ter outros ares.”
LEIA TAMBÉM: Nicoli Terezinha Weide é a nova rainha de Sobradinho e da 19ª FEJÃO
Já Terezinha Redin, que aproveitou o domingo para conhecer o espaço junto com amigas, destacou o potencial do monumento mesmo antes da finalização completa. “Amei, é muito bonito. Claro que ainda falta terminar algumas coisas aqui na frente, colocar lixeira, melhorar o entorno, mas valeu muito a pena. Foi um belo domingo.”
Publicidade
Segundo Maninho, o movimento na área tem sido constante. “O pessoal está visitando direto, mesmo sem estar pronto”, ressaltou.
A inauguração oficial deve ocorrer após a conclusão do calçamento e dos ajustes finais. “Depois que estiver tudo pronto, a gente vai anunciar e comunicar oficialmente.” A expectativa é de que, com a estrutura concluída, o Cristo Acolhedor se consolide como um dos principais atrativos turísticos de Sobradinho, ampliando o fluxo de excursões, visitas regionais e atividades ligadas ao turismo religioso ao longo do ano.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!