A sala de vídeo da Escola Nossa Senhora do Rosário virou ponto de encontro entre expectativas e primeiros passos rumo ao mercado de trabalho na manhã dessa terça-feira, 25. Durante duas horas, 15 estudantes da trilha de aprendizagem de Administração, que integra as Trilhas de Formação Profissional no Ensino Médio em Tempo Integral do educandário, participaram da oficina Emprega Rosário, do projeto Rosário Conecta Talentos, ativo desde o ano passado.
A oficina, conduzida pela consultora de RH e Desenvolvimento Organizacional Raquel Sizinando, 47 anos, teve o objetivo de preparar os jovens para processos seletivos, explorando desde a elaboração do currículo até a postura diante de um recrutador.

LEIA TAMBÉM: Seminário de Agroecologia do Vale do Rio Pardo acontece nesta quarta
Publicidade
Vice-diretora da escola localizada no Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, Ana Fernanda Rech, 45, explica que a proposta reforça o ciclo que vem sendo construído durante os três anos do Ensino Médio em tempo integral. Segundo ela, a realização de oficinas amplia repertórios, garante vivências práticas e apresenta situações reais aos alunos que permanecem nove horas por dia no colégio.

“Precisamos fazer coisas diferenciadas para que eles permaneçam conosco, esse é o diferencial do tempo integral”, explica. Ela destaca que a trilha de Administração, conduzida pelo professor Matheus Zavacki, 50, já nasce articulada com o empreendedorismo e a preparação profissional, fortalecida por parcerias externas.
Zavacki acompanha a turma desde o início do Ensino Médio e lembra que os conteúdos trabalhados vão de marketing a gestão de processos, sempre conectados a experiências reais. “Eles estiveram três anos estudando todas as etapas de um curso de Administração e, dentro dessa trilha, procuramos trazer muito a questão profissional.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmara de Santa Cruz aprova criação do Programa Saúde Mental nas escolas municipais
O programa Rosário Conecta Talentos busca, além de oferecer oficinas, aproximar os adolescentes das empresas. Ao longo da semana, por exemplo, os 15 alunos farão visitas técnicas às empresas Owntec, Sulprint e Box Distribuidora. Nessa última, eles poderão encaminhar os currículos produzidos em aula para vagas de emprego em aberto. “Os estudantes já saem da oficina com o currículo em mãos para entregar às empresas interessadas”, completa Zavacki.

Responsável por conduzir a oficina, Raquel Sizinando trouxe orientações técnicas e práticas sobre currículos, linguagem, postura e comportamento em entrevistas. “Nosso objetivo é projetar esses jovens no mercado de trabalho, fazer com que estejam preparados para enfrentar os processos seletivos e isso começa pelo currículo.”
Publicidade
Durante a oficina, a consultora ressaltou a importância da clareza, da participação em projetos e da comunicação não verbal, além de explicar como recrutadores avaliam candidatos em poucos segundos. A proposta incluiu dinâmicas em dupla, simulações de respostas e análises rápidas do posicionamento dos jovens.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz é contemplada com R$ 1,5 milhão para construção de Espaço Esportivo Comunitário
O que dizem os alunos
A aluna Maria Isabel de Oliveira Claudino, 18, conta que a vivência tem sido importante para conhecer sobre o mercado de trabalho. “O que está esperando a gente mundo afora é completamente diferente da escola. Então ter a experiência de poder ver o que nos espera é essencial.” Para seu colega Gustavo de Lima, 18, que já trabalha como auxiliar de depósito em uma empresa santa-cruzense do ramo de distribuição de produtos alimentícios, as oficinas foram fundamentais na hora de conseguir emprego.
Publicidade
“As trilhas podem dar várias oportunidades de conhecimento e eu já estava mais preparado para fazer meu currículo”, afirmou. E deu um conselho para quem busca trabalho. “Uma dica é serem sinceros e sempre buscarem conhecer ainda mais. Isso vai ajudar bastante.”


LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade