Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BONSACK

Operação contra fábrica clandestina de cigarros cumpre mandados em Santa Cruz e Vera Cruz

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 11, a Operação Bonsack, cumprindo mandados em sete cidades gaúchas. O foco principal da ação é uma organização criminosa que, segundo o inquérito policial, recrutava cidadãos paraguaios e os trazia ao território nacional para atuarem como mão de obra em uma fábrica clandestina de cigarros instalada em área rural do município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

A ofensiva também cumpriu mandados na região, em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Ao todo, a ação contou com 21 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, além do sequestro de bens e valores de até R$25 milhões.

A operação investiga os crimes de lavagem de dinheiro, fabricação de substância nociva à saúde pública, comercialização de bens impróprios ao consumo, sonegação fiscal, organização criminosa. Os demais mandados foram executados nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Viamão, Tramandaí, Alvorada e Parobé.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mulher vítima de acidente na RSC-287 morre no hospital

Segundo a Receita Federal, o tabaco processado, utilizado para a fabricação dos cigarros clandestinos, era oriundo de Vera Cruz. Já outros insumos, como filtros de acetato, cola, material gráfico e embalagens, eram adquiridos me São Paulo por meio de uma rede de empresas que fazia a emissão de notas fiscais falsas.

A fábrica clandestina funcionava em uma chácara no interior de Viamão, em terreno avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhões. O grupo também contava com dois galpões, um deles de cerca de 500 metros quadrados, para o armazenamento da mercadoria. O maquinário foi apreendido pela Receita Federal e será encaminhado para destruição.

Publicidade

O grupo criminoso investigado utilizava-se de interpostas pessoas para ocultar e dissimular a propriedade de bens e valores, além de empresas de transporte para dar aparência lícita às atividades. A operação desta manhã mobilizou policiais federais, servidores da Receita Federal do Brasil e do Ministério do Trabalho e Emprego.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.