Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AÇÃO CONJUNTA

Operações combatem crime de abigeato na região Centro-Serra

Foto: Divulgação Polícia Civl

Trabalho realizado pela Polícia Civil e inspetorias localizou 26 cabeças de gado furtadas

Um trabalho conjunto está sendo desenvolvido para combater os casos de furto e receptação de gado nas regiões Centro-Serra e Central. Participam a Polícia Civil e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, por meio das inspetorias de defesa agropecuária de Sobradinho e Soledade. O objetivo é dar uma resposta efetiva à população, que tem sofrido prejuízos com esses crimes.

Sob a coordenação da delegada Graciela Foresti Chagas, titular da Delegacia de Polícia de Sobradinho, e apoio das médicas-veterinárias Patrícia da Silva Silveira e Isadora de Oliveira Correa – das inspetorias de Sobradinho e Soledade, respectivamente –, duas equipes foram formadas para atuar em operações.

Com base em estudos do setor de inteligência e averiguações, a Operação Rei do Gado foi desenvolvida na região Centro-Serra, percorrendo o interior dos municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Lagoão, Tunas, Segredo e Passa Sete. O foco foi o combate a atos ilícitos ligados ao furto de gado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas em Candelária

Na ação realizada no Centro-Serra, houve a confecção de termos de fiel depositário, apreensão e autos de infração que ultrapassam R$ 24 mil. E os valores podem aumentar, com o andamento da investigação.

As equipes também realizaram a Operação Carga Viva, em Cruz Alta e Fortaleza dos Valos. Foram fiscalizadas propriedades suspeitas de receptação e movimentação de gado furtado no último mês, em Alegrete e Manoel Viana. Os policiais encontraram 26 bovinos levados no município de Alegrete, que foram recuperados e restituídos aos proprietários. Também houve apreensões de dinheiro em espécie, armas de fogo e telefones celulares e a prisão de duas pessoas em flagrante por receptação de gado.

Publicidade

Bons resultados

Segundo a delegada Graciela Foresti Chagas, recentemente houve o furto de 12 cabeças de gado no município de Lagoão, o que representou um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil ao proprietário. Ela afirma que o esforço conjunto com a Inspetoria Veterinária tem obtido bons resultados.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso por tráfico de drogas em Venâncio Aires

“Estamos trabalhando em parceria há algum tempo. Eles têm nos acompanhado em cumprimentos de mandados e procedimentos que apuram abigeatos na região, especialmente o destino dos animais e a autoria e participação de pessoas investigadas”, diz a delegada.

Publicidade

A médica-veterinária Patrícia da Silva Silveira, responsável pela inspetoria de Sobradinho, reforça a importância do cumprimento das obrigações dos produtores junto à inspetoria de seu município e da marca a ferro do rebanho bovino. “A restituição dos bovinos furtados só foi possível graças ao registro policial e dos animais na inspetoria de origem, e à marca sobre o dorso do animal, que comprova a propriedade.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.