Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SAÚDE

Pacientes do SUS podem receber sessões de acupuntura em Santa Cruz

A maior parte da demanda é referente a casos de tendinite, fibromialgia, lombalgia e cervicalgia

Pessoas que sofrem de depressão, fibromialgia, cefaleia e enxaqueca, osteoartrite ou estão em recuperação pós-cirúrgica agora têm a possibilidade de usufruir dos benefícios de uma terapia alternativa milenar. Desde agosto do ano passado a rede municipal de saúde oferece a acupuntura como tratamento complementar à medicina convencional.

LEIA MAIS: Em um mês, mais de 30 pacientes já fizeram tratamento com acupuntura

Atualmente cerca de 60 pacientes já usufruíram da técnica, que faz parte das chamadas práticas integrativas e complementares (PICs) do SUS. A maior parte da demanda é referente a casos de tendinite, fibromialgia, lombalgia e cervicalgia. Na primeira sessão já é possível sentir os benefícios e o tratamento resulta também em uma significativa redução no uso de medicamentos.

As sessões de acupuntura ocorrem no Ambulatório Central, na Rua Ernesto Alves nº 858, e também na ESF Cohab. Os encaminhamentos são feitos pelos médicos da rede de atenção básica. O serviço contempla as unidades de saúde que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – Cristal, Dr. Pedro Eggler, Faxinal, Glória, Linha Santa Cruz 1 e 2, Margarida, Menino Deus, Progresso, Rio Pardinho e Viver Bem – a ESF Cohab, com abrangência dos bairros Cohab e Avenida, e usuários da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest).

LEIA MAIS: Santa Cruz vai oferecer acupuntura pelo SUS

Os atendimentos acontecem nas segundas, terças e sextas-feiras à tarde e também nas sextas pela manhã, com o médico Gilberto Gonçalves, no Ambulatório Central. Nas quintas-feiras de manhã, as sessões são realizadas pela enfermeira Carina Suzana Pereira Corrêa, na ESF Cohab.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.