Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Seminário

Pagamento por serviços ambientais é tema de debate na Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe o 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Além de reunir convidados e técnicos do poder público, empresas, instituições e produtores rurais para a elaboração de estratégias e debates de cases de sucesso, o evento marcou o lançamento do Centro Socioambiental Unisc. Nessa segunda-feira, 22, a programação se estendeu durante todo o dia e contou com a participação de diversos debatedores. Nesta terça, 23, as atividades acontecem somente durante a manhã, desde as 8h30.

Na manhã dessa segunda-feira, a primeira mesa-redonda teve como tema O pagamento por serviços ambientais como mecanismo para revitalização de bacias hidrográficas. Na sequência, foi lançado o Centro Socioambiental da Unisc e durante a tarde, nova mesa-redonda sobre a temática O pagamento por serviços ambientais na visão dos sistemas de abastecimento de água. Depois de uma pausa para o café, o assunto debatido foi Diferentes iniciativas de PSA para o Estado do Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Programa Saúde na Escola realiza pesquisa para avaliar efeitos da prevenção

Publicidade

Na avaliação do advogado, subcoordenador do curso de Direito da Unisc e doutor em Direito Ambiental, Cássio Arend, a participação de todos, inclusive da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), é fundamental para tornar o PSA cada vez mais conhecido e também validar e reconhecer iniciativas de sucesso. Uma delas é o programa Protetor das Águas, que há anos contribui para a preservação de mananciais em Vera Cruz e, atualmente, serve de base para a implantação de ações semelhantes em outros municípios.

Na avaliação de Arend, o PSA avança de maneira satisfatória no Vale do Rio Pardo e já há projetos em execução em Venâncio Aires e Santa Cruz. “Já percebemos um aumento significativo na quantidade e na qualidade da água.” Segundo ele, isso é importante pois traz maior adesão aos programas. “Todos ganham. A comunidade, com mais qualidade de água; e os produtores, que ganham uma retribuição pela preservação e melhoram as condições ambientais das suas propriedades.”

LEIA TAMBÉM: Demora para a entrega de escrituras provoca indignação em moradores

Publicidade

Além disso, as discussões abordam as boas práticas na agricultura. Na palestra da manhã desta terça, que é conduzida pelo professor José Denardim, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a pauta é o manejo e a conservação de solos. “É conhecimento técnico para o nosso agricultor, vislumbrando que ele tenha um ganho maior na propriedade para além do PSA, mas também com a sua produção.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.