O presente que ganhou dos pais Simoni Lange Trarbach e Lauri Trarbach, quando criança, foi fundamental para desenhar o futuro. Aos 6 anos, Arthur Trarbach sentiu a emoção de tocar o primeiro instrumento de sua vida: um teclado. E assim, ainda guri, viu nascer uma paixão que perdura no tempo. Neste domingo, no dia em que completa 25 anos de idade, o músico celebra as conquistas de uma trajetória marcada pela dedicação e pelo exemplo.
Nascido em Santa Cruz do Sul, o acordeonista parece ter herdado o talento do avô Helvino Trarbach, já falecido. Embora nunca o tenha visto tocar, o neto guarda uma lembrança especial daquele que animava bailes e eventos com o grupo Jazz Rio Pardinho. “Infelizmente, na enchente de 2024 perdi as partituras de músicas que ele tocava. Porém, tenho uma gaita que pertenceu a ele, o xodó da família. Assim, ele continua vivo em memórias e nas gravações de músicas que faço com ela”, salienta.
LEIA MAIS: 7º Encontro de Corais Infanto-Juvenis movimenta a 40ª Oktoberfest neste domingo
Publicidade
Quando pequeno, aliás, o peso do instrumento impedia o manuseio, mas quando alcançou os 10 anos teve a chance de dedilhá-lo pela primeira vez. Nessa mesma época, ingressou num projeto de incentivo à música nascido na Escola Municipal Christiano Smidt, de Rio Pardinho, dirigido por Gilson Wiesner. “Como estudava lá, fui convidado a participar. Não pensei duas vezes, pois tinha certeza que queria fazer parte. Assim surgiu a Banda RP Music, que durante alguns anos se apresentou em eventos, como o Brique da Praça.”
O envolvimento com a arte na infância moldou o jovem. “Naquele tempo era como se estivesse brincando de música.” Não por acaso, o amigo Eduardo Hirsch foi o primeiro professor, ensinando notas e acordes no teclado. Por falar em parceria, entre os momentos marcantes da trajetória, ele também cita a primeira vez gravando no Estúdio Azul, do amigo produtor Robson Bitencourt, em 2015.
Novos caminhos
Da experiência na escola, Arthur Trarbach teve a oportunidade de dar um passo ainda maior na carreira. Em 2013 recebeu o convite para integrar a banda Ghermania, dirigida por Enio Knak e Marcel Knak, com um repertório vasto e complexo, segundo o músico. A partir daí, precisou aprender a equilibrar os deveres da adolescência com os compromissos profissionais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Feira da Agricultura Familiar apresenta produtos inovadores na 40ª Oktoberfest
“Sempre tive muito apoio dos meus pais. Eles me ensinaram e mostraram que o comprometimento e a dedicação com os estudos eram extremamente essenciais. Por mais que, às vezes, retornasse tarde para casa, cumpria o compromisso de ir para a escola na manhã seguinte”, recorda.
O comprometimento rendeu frutos. No ano passado Arthur participou pela primeira vez da gravação do DVD Bebendo e moendo, do renomado cantor e compositor Rafael Quadros, em Goiânia. “Sem dúvida, foi o momento mais marcante da minha vida musical.” Na última semana, o santa-cruzense retornou à capital goiana para a gravação de mais um projeto, dessa vez da dupla Mateus e Júnior.
Publicidade
Na melodia do presente e do futuro
Apesar de ter vivido em grande parte em Rio Pardinho, hoje Arthur Trarbach reside no Bairro Senai com a noiva, a cantora Danusa Rytzel. E é claro que o romance teve início no meio musical. “Dividimos palco em meados de 2019. Em 2022 começamos a ter mais contato e, então, iniciamos nosso relacionamento, que já dura três anos.”
No momento, o músico segue trabalhando, tocando ao lado de Marcel Knak, que atua no segmento de eventos corporativos; acompanhando Danusa Ritzel, no projeto A melodia do amor, em cerimônias de casamento e eventos empresariais; e realizando gravações online. Nelas, atende cantores, compositores e produtores de todo o Brasil, sendo Goiânia e São Paulo os principais destinos das gaitas gravadas, em guias de composição, pré-arranjos, singles e DVDs.
LEIA TAMBÉM: CTG Tropeiros da Amizade participa da inter-regional do Enart em Santiago
Publicidade
Além disso, dedica-se ao estúdio que mantém no berço natal. “É meu principal foco, o lugar que mais amo estar. Criar, arranjar e curtir momentos de produção, acompanhados de muito café, são meu combustível diário.” Para o futuro, afirma estar pronto para as surpresas. “Muitas coisas na nossa vida musical mudam de rota. Temos que estar preparados para as reviravoltas que os projetos podem proporcionar.”
Contatos
Quem quiser saber mais da história de Arthur Trarbach pode entrar em contato pelo número (51) 99621 5256 ou pelo perfil no Instagram, @arthurtrarbach_.
Publicidade