A preservação de uma das principais janelas do período Triássico no Brasil será o tema central de um debate na Câmara de Vereadores de Candelária nesta terça-feira, 10, às 19 horas. A palestra A importância do Afloramento Botucaraí e sua contribuição para a compreensão do Triássico será ministrada pelo paleontólogo Bruno Ludovico Dihl Horn, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil.
O encontro foca a situação atual do sítio localizado às margens da rodovia RSC-287. Diante da necessidade de proteger o patrimônio científico local, autoridades e especialistas discutem a viabilidade de transformar a área em um Monumento Natural. A medida garantiria amparo legal para a conservação de formações geológicas e fósseis de relevância global.
LEIA TAMBÉM: Geoparque Triássico vai unir ciência, preservação e desenvolvimento sustentável
Publicidade
Durante a exposição, Horn deve detalhar os elementos científicos que tornam o Botucaraí peça-chave para o entendimento do ecossistema de milhões de anos atrás. O evento é aberto ao público e busca engajar lideranças políticas e o setor educacional na construção de uma solução coletiva para o local.
Homenagem
Após a palestra, Bruno Horn receberá a Medalha “O Candelária”. A honraria, indicada pela Curadoria do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, reconhece a contribuição do pesquisador na consolidação de referências científicas e o suporte técnico dado à instituição museológica do município.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!