A noite desta terça-feira, 2, reserva uma boa oportunidade para os apreciadores do tradicionalismo gaúcho. A partir das 20 horas, o Departamento Jovem e o Prendado do CTG Rodeio da Saudade, de Rio Pardo, promovem a palestra Regionalismo, bairrismo e identidade campeira: a preservação dos grupos locais para a valorização da herança cultural, com Rogério Bastos. O assunto, por sinal, dialoga com o tema anual proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Na explanação, os participantes serão convidados a refletir sobre como as comunidades tradicionais mantêm vivas suas raízes por meio dos grupos culturais locais. Ao longo do encontro, serão abordados o papel do regionalismo e do bairrismo na formação da identidade campeira; a importância das entidades como espaços de pertencimento e resistência cultural e desafios contemporâneos para preservar e valorizar a herança deixada por gerações passadas.
LEIA TAMBÉM: Compositores de Rio Pardo chegam à final regional do festival de sambas-enredo da Portela
Publicidade
“Nossa identidade é campeira. Nossa música e poesia têm acordes de terra e vocabulário regional. Nossa pilcha traz a funcionalidade para o serviço no campo. Nossas danças e bailes são campesinos, somos uma figura social de fácil identificação”, afirma Bastos. Ainda de acordo com ele, o tema procura externar o sentimento de pertencimento e nativismo. “Também é uma forma de homenagear homens e mulheres do campo que constroem nossa identidade e nossa economia.”
Além disso, durante a noite será vendido o livro Ondas curtas para uma história longa: o centenário de Darcy Fagundes, 70 anos do Grande Rodeio Coringa, de autoria de Rogério e de sua esposa Liliane Bastos, com sessão de autógrafos. A obra traz o valor e a importância de um programa e de seus âncoras para a difusão do tradicionalismo gaúcho, em meados dos anos 1950.
LEIA TAMBÉM: Rodeio do PTG Areial reuniu 172 equipes de tiro de laço em Santa Cruz
Publicidade
O Grande Rodeio Coringa, apresentado por Paixão Côrtes e Darcy Fagundes, foi fundamental na difusão dos artistas que surgiam aos poucos no cenário artístico do Estado. Neste ano, esse foi o tema escolhido pelo MTG para os festejos farroupilhas.
O palestrante
Rogério Bastos é jornalista, radialista, comunicador e historiador. Autor do livro MTG – 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha, recebeu as medalhas Mérito Cultural Lilian Argentina, pela Comissão Gaúcha de Folclore; Glaucus Saraiva, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; e Mérito Cultural Barbosa Lessa, do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul.
Na agenda
- O quê: palestra Regionalismo, bairrismo e identidade campeira: a preservação dos grupos locais para a valorização da herança cultural, com Rogério Bastos
- Quando: terça-feira, 2, às 20 horas
- Onde: CTG Rodeio da Saudade (Rua São João, 72, Centro, Rio Pardo)
- Ingresso: um quilo de alimento não perecível
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!