Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMUNICAÇÃO

Papa Francisco deixa pedido de paz e esperança para jornalistas; veja

Padre Rodrigo, dom Aloísio e dom Itacir no encontro com profissionais da comunicação

Padre Rodrigo, dom Aloísio e dom Itacir no encontro com profissionais da comunicação | Foto: Vanessa Behling

Em celebração ao 59º Dia Mundial das Comunicações, a Diocese de Santa Cruz do Sul transmitiu a comunicadores locais e da região a carta escrita pelo papa Francisco em janeiro, para a data. Durante encontro na manhã dessa quinta-feira, 29, o bispo diocesano, dom Itacir Brassiani, evidenciou a mensagem principal deixada pelo pontífice. 

Sob o tema Partilhai com mansidão a esperança que está em vossos corações, o papa falecido em abril propõe comunicar com a verdade sem ferir e com firmeza mas sem agredir. A reflexão convida os comunicadores a serem portadores e disseminadores de esperança, através de seu trabalho. 

LEIA TAMBÉM: Primeiro papa latino, Francisco morre aos 88 anos

Publicidade

No texto, Francisco também destacou a relevância dos meios de comunicação para a vida social, mas fez um alerta. “Nosso tempo está marcado pela desinformação e pela polarização, e alguns centros de poder controlam uma grande massa de dados e de informações sem precedentes. Com frequência a comunicação não gera esperança mas medo, desespero, preconceitos, rancores e ódio.”

Ainda segundo Itacir, a carta do papa enfatiza que a atividade deve ser desempenhada com mansidão e proximidade, ao estilo de companheiro de viagem. “Sonho com uma comunicação que seja capaz de falar ao coração, apostar na beleza, gerar empenho, empatia, interesse pelos outros. Sonho com uma comunicação que não venda ilusões ou medos, mas capaz de dar razões para ter esperança.” E ainda pediu: “Sejam testemunhas de uma comunicação não hostil, difundindo a cultura do cuidado, construa pontes, atravesse muros visíveis e invisíveis.”

LEIA TAMBÉM: Robert Francis Prevost é escolhido para liderar a Igreja Católica e usará o nome Leão XIV

Publicidade

Participaram do evento dom Aloísio Dilli, bispo emérito, que conduziu um momento de oração; o padre Rodrigo Hillesheim, coordenador diocesano de pastoral; o padre Giovane Gonçalves, assessor de comunicação; e o padre José Renato Back.

Mães que oram será neste sábado

Acontece nesta sábado, 1, em Venâncio Aires, na Paróquia São Sebastião Mártir, o 6º Encontro Estadual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos. A programação se estende das 7 às 17 horas e contará com momentos de espiritualidade, oração e partilha entre mães de diversas regiões do Estado. O encontro é aberto, tanto para quem já participa do movimento quanto para aquelas que desejam conhecê-lo.

Celebrações do Ano Jubilar têm programação

A Diocese de Santa Cruz realiza celebrações por categorias, referentes ao ​​Ano Jubilar 2025, que evidencia a Esperança. Serão 14 eventos diocesanos, a maioria na Catedral São João Batista.

Publicidade

O Jubileu dos Catequistas será realizado neste domingo. O evento, que propõe uma reflexão sobre a catequese, ocorrerá ao longo do dia na Paróquia Nossa Senhora, de Candelária, e deverá reunir cerca de mil pessoas. 

LEIA TAMBÉM: Chaminé emite fumaça branca e confirma eleição de novo papa

Além disso, está agendada para 11 de junho a Caminhada pela Paz, em Santa Cruz. Com o objetivo de mobilizar e promover a paz, respeito, diálogo, o ato reunirá cerca de 1,2 mil estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Cruz e região. A saída será às 9 horas da Igreja Evangélica, na Rua Venâncio Aires, seguindo pelas principais vias de Santa Cruz em direção à Catedral.

Publicidade

Na chegada haverá recepção com uma acolhida do bispo e pastor, apresentação do 7º BIB e outras atividades. Em caso de chuva, o evento será transferido para a semana seguinte. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.