O ataque realizado pelos Estados Unidos contra a Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro na madrugada deste sábado, 3, motivaram uma manifestação do papa Leão XIV. O pontífice, após a oração do Angelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, afirmou que acompanha com “profunda preocupação os desdobramentos da situação na Venezuela” e defendeu a soberania do país latino.
“O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração e inspirar a superar a violência e trilhar caminhos de justiça e de paz, garantindo a soberania do país, assegurando o estado de direito consagrado na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de cada um e de todos e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, de estabilidade e de concórdia, com especial atenção aos mais pobres que sofrem por causa da difícil situação econômica”, manifestou o pontífice.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
- Trump diz que EUA vão administrar Venezuela até “transição segura”
- Maduro desembarca em Nova York escoltado por agentes federais
O líder religioso também convidou os fiéis a rezarem pelos venezuelanos, confiando sua oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos santos José Gregório Hernández e Irmã Carmen Rendiles. O papa Leão XIV é nascido nos Estados Unidos, mas teve boa parte de sua vida eclesiástica no Peru, onde chegou na década de 1980.
Após ter sido capturado em Caracas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou a noite sob custódia em uma prisão federal no Brooklyn, em Nova York, entre esse sábado e domingo. Ele deverá comparecer no tribunal federal de Manhattan na segunda-feira, 5. Conforme os EUA, o presidente é acusado de narcoterrorismo. O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o país latino será administrado pelos EUA até que seja possível uma transição de poder.
Com informações do Vatican News
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade