Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Para fechar a Oktober com chave de ouro!

Foto: Albus Produtora

Segundo desfile da Oktoberfest levou 45 mil pessoas para a Marechal Floriano na manhã desse domingo

Santa Cruz do Sul chega à reta final da 38ª Oktoberfest. Se o clima nem sempre colaborou, com instabilidade em vários momentos, é certo também que foi uma das edições mais eletrizantes da história da Festa da Alegria. As novidades que o público pôde (e ainda pode, neste fíndi) conferir no parque, como o Centro de Eventos, contribuíram para revestir essa edição de uma aura de encanto e magia. Que, sem dúvida, tende a ser a tônica deste último final de semana, com o show nacional de Maiara & Maraisa, no sábado (elas que, afinal, concederam entrevista à Gazeta, conversa que pode ser apreciada na página 14 desta edição), além do terceiro desfile na manhã de domingo.

LEIA TAMBÉM: A obra vencedora do Man Booker Prize de 2022 está chegando

Em tempos de Oktoberfest, Santa Cruz do Sul e a região respiram cultura e enaltecem os feitos dos antepassados, ao honrar e preservar a memória relacionada ao que eles empreenderam. Esse esforço de resgate de valores e tradições envolveu, por exemplo, a visita do novo cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul, Marc Bogdahn, na quinta-feira, como o jornalista Ricardo Gais e o fotógrafo Rodrigo Sales acompanharam e detalharam na edição de sexta-feira. Além de ter sido recepcionado em várias instituições locais, caso da Unisc (e, claro, de uma visita também à Oktoberfest), Bogdahn foi a Linha Santa Cruz para conhecer o cemitério no qual estão sepultados os pioneiros que se fixaram na Colônia de Santa Cruz a partir de dezembro de 1849.

Publicidade

Se na quinta-feira Ricardo Gais realizou a cobertura da visita do cônsul-geral da Alemanha, nesta edição assina mais uma reportagem da série Rumo aos 200 Anos da Imigração Alemã. E desta vez ele, que é falante de alemão, detalha, nas páginas 18 e 19, as modalidades que fazem parte dos Jogos Germânicos, os populares certames de lazer e divertimento que eram praticados pelos colonizadores e seus descendentes. Por fim, merece uma menção enfática o resultado de pesquisa divulgada na quinta-feira sobre as condições socioeconômicas das famílias envolvidas na produção de tabaco no Sul do Brasil, conforme a Gazeta do Sul noticiou em sua manchete na edição de sexta-feira.

Se a alguém (talvez os menos familiarizados com o gigantismo dessa cadeia produtiva) ainda escapasse a importância dessas folhas para toda a sociedade, números e indicadores de renda como os divulgados no estudo, conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), certamente devem ser levados (muito) a sério em qualquer contexto associado à 10a Conferência das Partes da Convenção Quadro para Controle do Tabaco, a ser realizada em novembro, na Cidade do Panamá, e da qual a Gazeta vai fazer uma ampla cobertura presencial. Bom final de semana, e que todos os visitantes da Oktoberfest se sintam muito bem acolhidos!

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.