Dois jovens da 5ª Região Tradicionalista – que abrange os municípios do Vale do Rio Pardo – representarão o Rio Grande do Sul no Nacional 2025. Sediado no município de Cristalina, Goiás, o evento reunirá, de quinta, 24, a domingo, 27, o 16º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), a 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões e os 11º Jogos Tradicionalistas.
Organizado pela Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas (CBTG), ele conta com a presença dos destaques no laço, ginetes, danças, declamação e gaita, entre outros. Para participar da disputa, é necessário ficar entre os primeiros colocados na festa campeira do seu respectivo estado.
LEIA TAMBÉM: Nevoeiro raso: entenda o fenômeno que fez Santa Cruz amanhecer “escondida”
Publicidade
O santa-cruzense Antônio Zago, de 12 anos, representará o CTG Rodeio da Saudade, de Rio Pardo, nas provas de rédea. Ele foi destaque nas duas últimas edições da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), organizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Na última, a 35ª, em Santa Cruz, conquistou o troféu de primeiro lugar na rédeas na categoria guri. Isso o qualificou para participar do Nacional. Apesar do nervosismo, Antônio disse que treinou muito para estar na competição.
Já Emanuelly dos Santos Barbosa, de 15 anos, vai representar o CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária. Ela participará das disputas de laço guria em dupla e equipe. A jovem acumula uma série de títulos nacionais e estaduais. Mais recentemente, destacou-se em duas categorias durante a Fecars deste ano. “É uma emoção muito grande e um orgulho também representar o Rio Grande do Sul. São poucas as pessoas que conseguem”, destacou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!