Cerca de 30 policiais militares integrantes das Patrulhas Maria da Penha em municípios da região participaram, nesta terça-feira, 26, de uma capacitação em Santa Cruz do Sul. O evento é o segundo realizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) em alusão aos 184 anos da Brigada Militar (BM) – o primeiro foi na sexta-feira passada, com as guarnições da Força Tática.
Na ação desta terça, os patrulheiros responsáveis pelo atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas cidades de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Pantano Grande, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul e Mato Leitão, acompanharam uma capacitação ministrada pelo comandante da 1ª e 2ª companhias e chefe do setor de Inteligência do 23° Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), capitão Rafael Carvalho Menezes.
LEIA MAIS: Presídio de Sobradinho une sustentabilidade e ecologia na produção de hortaliças
Publicidade
Conforme o comandante do CRPO/VRP, coronel Valmir José dos Reis, o objetivo é deixar os policiais atualizados sobre as demandas do trabalho. “É um momento de troca de informações e de boas práticas. Temos muitas novidades institucionais de avanços tecnológicos para o atendimento e os policiais precisam estar atualizados. Desde segunda-feira, as certidões que eram preenchidas à mão passaram a ser virtuais, o que deu uma celeridade bem grande, tanto na produção do documento, quanto ao processo de encaminhar o registro ao Poder Judiciário”, disse Reis.
Atualmente, 420 mulheres estão na rede de proteção das Patrulhas Maria da Penha somente em Santa Cruz do Sul. Conforme o comandante do CRPO/VRP, o principal objetivo das patrulhas é evitar possíveis feminicídios. “As assistidas que acompanhamos são de todas as classes sociais, desde moradoras de bairros de maior vulnerabilidade, até o condomínio fechado mais requintado do município. Com exceção de Venâncio Aires, onde mantemos uma média, em todos os outros municípios estamos baixando os índices de violência doméstica, o que nos deixa feliz pelo trabalho realizado”, salientou Reis.
Outros eventos envolvendo policiais integrantes das Patrulhas Escolares e o Setor de Inteligência irão ocorrer ao longo dos próximos dias, também em alusão aos 184 anos da BM.
Publicidade
LEIA MAIS: Reunião apresenta programa Vigilância Colaborativa a moradores do Bairro Goiás
This website uses cookies.